Novo presidente do MIS pretende criar parcerias com prefeituras

Novo presidente do MIS fala dos novos rumos

Cesar Miranda Ribeiro, jornalista e radialista com mais de 35 anos de experiência na TV Globo, anuncia projetos para o Museu da Imagem e do Som do Rio, que ganhará novas plataformas e ferramentas de acesso para o público e artistas

Cesar Ribeiro na sede do MIS, na Lapa. Crédito: Gui Maia

Quais são suas prioridades à frente do MIS?

– Nossa maior prioridade é a finalização das obras da nova sede em Copacabana. A meta é entregarmos ainda no governo Cláudio Castro esse equipamento. Esperamos que a licitação para a escolha da empresa que vai finalizar a obra seja realizada ainda neste semestre. Faltam apenas 30% dessas obras físicas e esperamos retomar em breve esses trabalhos. O conteúdo já está em grande parte pronto aqui no MIS. Esse investimento é muito importante para o Rio não só porque vai abrigar um acervo fantástico, mas também para o turismo. Vai projetar ainda mais a cidade para o mundo.

Já há um modelo definido com relação ao conteúdo das exposições?

– A exposição raiz será a da Carmen Miranda. A composição vem basicamente do acervo do Museu Carmen Miranda, que está guardado. Mas a interatividade e a tecnologia serão fatores preponderantes. A ideia é que as exposições se renovem constantemente e o próprio acervo do MIS já fornece base para mostras temporárias de todo tipo. Há aqui 300 mil itens e esse número cresce a cada ano entre 10% e 35%.

Há novidades também para as instalações mais antigas do MIS?

– Certamente. Também é uma prioridade a restauração do prédio da Praça XV, feito para a exposição do Centenário da Independência em 1922. Um dos planos é revitalizar o cinema. Em setembro de 2022, vai completar 100 anos da primeira transmissão radiofônica no país. Ela infelizmente não foi gravada, mas é um marco histórico. Nossa ideia é promover eventos que lembrem esse fato, que ocorreu naquele complexo de prédios construídos para a exposição, e por isso recuperar esse patrimônio é tão importante. Só dois prédios daquela exposição continuam em pé.

O MIS recebeu recentemente a doação do acervo pessoal do José Wilker. Como está sendo tratado esse material?

– Tivemos que disponibilizar uma sala só para ele no prédio. São 8 mil itens, entre livros, DVDs, LPs, etc. Ele era um apaixonado pelas artes, um estudioso. Estamos catalogando tudo e ao final a família, que fez a doação, será ouvida. O que não for considerado de interesse público será devolvido, mas muita coisa ficará disponível para consulta do público. O que mais me entristece é ver um acervo guardado e não mostrado. Quero fazer uma gestão democrática. Se não houver impedimento jurídico, os acervos devem ser acessados por todos os brasileiros que tiverem interesse. Esse processo tende a ser facilitado a partir da criação do Selo de Certificação MIS, que permitirá uma vistoria prévia às coleções e facilitará as doações. É um projeto que estamos desenvolvendo.

O MIS tem dado uma contribuição importante para a memória nacional através do programa Depoimento para Posteridade. Como ele será tratado a partir de agora?

– Estou introduzindo uma ferramenta online, que vai permitir que todo o território nacional participe. Antes era muito restrito samba e choro e vamos dar espaço para todos os gêneros, como o sertanejo, por exemplo. As portas estarão abertas a tudo que tem brasilidade. Isso permite democratizar os depoimentos, também dando espaço para pessoas mais jovens. Pessoas que queiram dar depoimento podem nos procurar.

Que outras novidades a população pode esperar do MIS?

– Uma novidade importante será a criação da Web Rádio do MIS, que será lançada no início de abril, com uma programação diária de 24 horas. Terá trechos de depoimentos de figuras históricas e muita música também. Os ouvintes poderão pedir músicas também. Por outro lado, estamos fazendo uma parceria com a rádio Roquette Pinto para termos nosso programa nessa importante emissora do estado. Deve se chamar Frequência MIS. Outro projeto que estamos montando é do dos Festivais de Música Popular do estado, com eliminatórias virtuais. Através de uma cooperação com o Theatro Municipal, faríamos a final lá. Outra proposta é integrar o MIS com as prefeituras e secretarias de cultura dos 92 municípios fluminenses, através Canal MIS Itinerante. Ou seja, estamos buscando democratizar ao máximo o conteúdo do MIS para toda a população.