fbpx

Novo cineclube no bairro Santo Cristo vai homenagear o cinegrafista Thiago Motta

Noite de estreia conta com curta premiado e apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa


O primeiro cineclube do Morro do Pinto, localizado no bairro Santo Cristo – RJ, será inaugurado nesta quinta-feira (1/06), no Centro Cultural Capiberibe 27. E como forma de homenagear o cinegrafista Thiago Motta, assassinado no dia 1/04, após uma partida de futebol no Maracanã, o projeto levará o nome de Cineclube Motoca, apelido em que o ex-morador da comunidade era chamado. A noite de estreia contará com exibição do premiado curta “Último Domingo”, pipoca liberada e entrada gratuita.

A primeira edição do novo cineclube se deu através de uma parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), por meio da Superintendência de Audiovisual. Foi realizada orientação técnica dos profissionais do Capiberibe 27 e auxílio com a curadoria, em mais uma ação de fortalecimento do audiovisual em território fluminense. 

“Temos trabalhado de forma incansável para democratizar o acesso à sétima arte em todo o estado do Rio de Janeiro. Já realizamos a inauguração de quatro salas de cinema desde o início de 2023, de um total de oito complexos que vamos entregar este ano. Além disso, estamos fortalecendo a rede de cineclubes, com a criação do nosso Cineclube Zezé Motta e, agora, com o apoio ao Cineclube Motoca”, ressalta a Secretária de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

A prática do cineclubismo é uma ferramenta de socialização, transformação e mobilização territorial, além de artística e cultural. E para a noite de estreia do Cineclube Motoca, o filme “Último Domingo”, de Renan Brandão e Joana Claude, inspirado em trecho do livro “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”, de José Saramago, foi escolhido. O curta foi contemplado no edital Retomada Cultural, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, com recursos da Lei Aldir Blanc, e foi vencedor de três Kikitos de Ouro no Festival de Gramado em 2022.

“O filme “Último Domingo” é uma obra que representa o ciclo democrático do fomento cultural praticado no estado do Rio de Janeiro. Promover a difusão dessa obra, principalmente em ambientes como de um cineclube, é apresentar um caminho possível aos fazedores de cinema, principalmente às vésperas de outra grande e histórica janela de financiamento de novas obras: a Lei Paulo Gustavo. A LPG destinará mais de R$ 2.7 bilhões ao setor audiovisual em todo país”, completou Raphael Moreira, Superintendente de Audiovisual da Sececrj.

Após a exibição do curta, a noite de abertura ainda terá um bate-papo com Renan Brandão, diretor da obra, e mediação dos cineastas Marcos Vinícius de Souza e Victoria Roque. O evento está previsto para acontecer a cada 15 dias.

Sobre Thiago Motta

Torcedor do Fluminense, o cinegrafista Thiago Leonel Fernandes da Motta foi assassinado a tiros na noite do dia 1/04 (sábado), após sair de um “Fla-Flu”. O crime aconteceu em um bar próximo ao estádio Maracanã.

Thiago “Motoca” Motta participou de produções para diversas plataformas de streaming. Também foi um dos formadores do “Samba pra Roda”, projeto que tem como principal viés a atuação social nas comunidades, principalmente no Morro do Pinto. 

Serviço – Lançamento do Cineclube Motoca

Data: 1/06, quinta-feira
Horário: 19h
Endereço: Rua Capiberibe, nº 27, Morro do Pinto, Santo Cristo
Entrada gratuita