fbpx

Nova exposição sobre Darcy Ribeiro ocupará a Biblioteca Parque Estadual


Antropólogo, político e escritor, Darcy Ribeiro tinha muitas facetas. Uma delas, como educador, será retratada na exposição “Fazimentos de Darcy Ribeiro: Educação e Cultura”, que será aberta nesta terça-feira (7/11), às 9h, na Biblioteca Parque Estadual (BPE) – Centro, e ficará em cartaz, gratuitamente, pelo período de 12 meses.

“Os visitantes vão poder vivenciar um pouco da importância de um dos nossos maiores referenciais, que é o Darcy, uma pessoa que empoderou a cultura indígena e negra, inclusive no nosso estado. São poucos os países que foram capazes de produzir intelectuais do tamanho de Darcy. É um reforço ainda mais potente da identidade da nossa gestão à frente da cultura”, destaca a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

A mostra chega para substituir a exposição “100 Anos de Darcy Ribeiro”, que ocupou o espaço de janeiro a outubro desse ano, com uma instalação que contava com 24 quadros e uma linha do tempo cronológica com texto biográfico e fotografias de momentos de destaque na trajetória do homenageado, com foco na atuação enquanto antropólogo e indigenista, durante o período em que viveu com a tribo dos Kadiwéu, em Mato Grosso do Sul.

A exposição “Fazimentos de Darcy Ribeiro: Educação e Cultura” ficará localizada no segundo andar da BPE e está sendo realizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Superintendência de Museus.

Sobre a mostra e quem foi Darcy Ribeiro

“Fazimentos de Darcy Ribeiro: Educação e Cultura” retrata o legado do educador, antropólogo, escritor e político que dedicou sua vida a projetos de educação, cultura e cidadania no Brasil. Ele foi responsável por idealizar diversos aparelhos culturais, como a Biblioteca Parque, a Casa França-Brasil, a Casa de Cultura Laura Alvim e o Sambódromo. Na educação, criou a Universidade de Brasília, os Cieps e a Universidade Estadual do Norte Fluminense. 

Darcy nasceu no dia 26 de outubro de 1922, em Montes Claros, Minas Gerais, e foi um dos mais importantes pensadores brasileiros. Recebeu os títulos de Doutor Honoris Causa da Universidade Sorbonne, da Universidade de Copenhague, da Universidade do Uruguai e da Universidade de Brasília. Os estudos publicados em vasta produção bibliográfica são chaves para o entendimento da cultura indígena e da formação do povo brasileiro. Foi membro da Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira número 11.

Como político, foi ministro de Educação e Cultura, Chefe do Gabinete Civil da Presidência da República, Vice-governador do RJ, senador, secretário de Cultura e secretário de Educação, ambos do RJ. Darcy Ribeiro faleceu em 17 de fevereiro de 1997, em Brasília, cidade onde exercia mandato como senador da República. E o centenário de seu nascimento é uma oportunidade para celebrar sua vida e sua obra.

Serviço

Exposição “Fazimentos de Darcy Ribeiro: Educação e Cultura”
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h
Local: Biblioteca Parque Estadual
Endereço: Av. Presidente Vargas 1.261 – Centro – Rio de Janeiro – RJ
Informações: (21) 2216-8501
Gratuito