fbpx

Sala “Experiências do Olhar” ganha prêmio Ibermuseus de Educação


O Museu do Ingá, em Niterói, foi o terceiro colocado na 10ª edição do Prêmio Ibermuseus de Educação, categoria I, com o projeto “Sala Experiências do Olhar – Espaço Inclusivo de Experimentação Sensorial”.

O prêmio é dado pela Ibermuseus, instituição que reúne 22 países, a projetos cujo objetivo é fortalecer o papel social dos museus.

O projeto “Sala Experiências do Olhar” é o primeiro espaço de museu no estado elaborado, prioritariamente, para pessoas com perda parcial ou total da visão.

Museu do Ingá
Foto: Gui Maia

É, ao mesmo tempo, um trabalho de inclusão e de exploração de sentidos por meio de variadas formas de interação com a obra de um artista.

Este ano, o prêmio destacou oito projetos de Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Equador e Portugal, divididos em duas categorias e selecionados pela Comissão Especial de Avaliação formada por Cecilia Bertolini, da Direção Nacional de Cultura do Ministério da Educação e Cultura do Uruguai; Fátima Roque, da Direção Geral do Património Cultural de Portugal; e Alan Trampe, Subdiretor Nacional de Museus do Chile e presidente do Conselho Intergovernamental do Programa Ibermuseus.

Prêmio Ibermuseus

O prêmio Ibermuseus é destinado ao reconhecimento e promoção de projetos educacionais em museus de língua portuguesa e espanhola.

Visa, também, incentivar o papel dos museus como agentes de transformação social e sua contribuição para o desenvolvimento sociocultural e econômico das comunidades onde estão inseridos.

Participaram do 10º Prêmio Ibermuseus de Educações 158 projetos de 14 nacionalidades.

Ao todo, os projetos premiados repartiram um prêmio no valor de 75 mil dólares.

Conheça o Museu do Ingá

O Museu do Ingá é um espaço da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa/FUNARJ.

Para conhecer a sala, o Museu do Ingá está aberto de terça a sábado, das 12h às 17h. Para visitas mediadas o agendamento deve ser feito pelo telefone: 2717-2893 ou pelo email: museudoingaeducativo@gmail.com.

Divulgação SECEC