fbpx

Museu da Imagem e do Som participa do MuseumWeek 2020

Mobilização internacional reúne instituições culturais até o dia 17 de maio


É a partir do mote da #União que o MuseumWeek 2020 convoca diversas instituições culturais do mundo inteiro para ocuparem suas redes sociais, durante toda a semana, com conteúdos temáticos ligados à cultura. Em sua 7ª edição, o festival digital envolve galerias, bibliotecas, arquivos e museus, que podem estar distanciados fisicamente ao longo do globo, mas até o domingo (17) irão se unir em uma gigantesca comunidade internacional para trazer alegria no momento em que isso é mais necessário. O Museu da Imagem e do Som do Rio (MIS) é um equipamento da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Através do lema “7 dias, 7 temas, 7 hashtags” como #HeróisMW, #CulturanaQuarentenaMW e #SonhosMW, o MIS selecionou uma série de atividades, com postagens e lives, celebrando o nosso acervo, conectando e privilegiando as diferentes tipologias, sempre buscando a relação de afeto da população com as nossas mais de 30 coleções. Jogos, playlists e destaque da nossa cultura popular vão rechear o Facebook e o Instagram até domingo.

Acompanhe pelas redes sociais através da hashtag #MusemWeek2020 !

Confira a programação:

Segunda-feira (11) – #HeróisMW
“Esse dia homenageia a todas as pessoas que estão na linha de frente, prestando serviços essenciais na luta contra a COVID-19. Um ótimo momento para explorar o conceito de heróis nas artes e na cultura.”
Escolhemos então Aldir Blanc – médico, Dona Ivone Lara – enfermeira e Candeia – policial.

Terça-feira (12) – #CulturanaQuarentenaMW
“Dia de convidar o público a recriar, com objetos e pessoas de suas próprias casas, um item do acervo do seu museu!” Dia dedicado ao Setor Educativo, com ilustração para impressão.

Quarta-feira (13) – #JuntosMW
“Este é o principal tema da MuseumWeek 2020: um tributo à coletividade, à comunidade e aos esforços conjuntos. “Sozinhos,vamos rápido; juntos, vamos mais longe!”
Selecionamos uma playlist para celebrar a união e registros de eventos feitos pela instituição – exposição, simpósio, depoimentos.

Quinta-feira (14) – #MomentosMuseuMW
“Encoraje os visitantes a compartilhar suas próprias memórias de visitas passadas! Esta também é a oportunidade perfeita para relembrar os melhores momentos da sua instituição.” Foram selecionadas fotos de visitantes de eventos como Quintal do MIS, Festa Junina e exposição “Um MIS de História”, além de Stories dos vídeos publicados ano passado.

Sexta-feira (15) – #ClimaMW
“Este é um dos temas mais relevantes do nosso tempo. Converse com seu público sobre a crise climática, explorando diferentes aspectos desse assunto que preocupa a todos nós.” Selecionamos músicas, textos e outros elementos que abordem temas da natureza, como por exemplo Clara Nunes cantando Juízo Final do Cartola (O sol a de brilhar mais uma vez..)

Sábado (16) – #TecnologiaMW
“Com tecnologia, criamos laços entre as pessoas! Compartilhe como a sua instituição está usando a tecnologia para manter essa conexão.” Vamos abordar o desenvolvimento das telecomunicações em nosso acervo, através de vitrolas, maquinas fotográficas, rádios, etc.

Domingo (17) – #SonhosMW – 17.05
“Os melhores projetos começam com sonhos! Precisamos deles para construirmos o futuro. Explore com o seu público esse tema tão fértil e convide as pessoas a sonhar um mundo melhor!” Abordaremos o MIS Copacabana e os planos futuros.