fbpx

Museu Carmen Miranda reabre no Rio nesta sexta-feira

Noite de estreia contará com nova exposição e performance artística


O Museu Carmen Miranda, no Aterro do Flamengo, será reaberto ao público nesta sexta-feira (4/08). O espaço contará a história da “Pequena Notável” através de um acervo de mais de 3 mil itens, passando por todas as fases de sua carreira. O evento oficial acontece a partir das 18h e traz ao público a exposição “Viva Carmen”, sob curadoria do escritor e biógrafo da artista, Ruy Castro, e Heloisa Seixas, além de apresentação performática da cantora Juliana Maia.

Com vista para um dos principais cartões postais da cidade maravilhosa, o Pão de Açúcar, o espaço cultural tem visitação gratuita ao público e vai funcionar de terça a domingo, incluindo feriados. O Museu é administrado pela Fundação Anita Mantuano de Artes do Rio de Janeiro (Funarj), por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj).

“Estamos trabalhando incansavelmente para a reabertura de casas de cultura importantes para o Estado, e o Museu Carmen Miranda representa a história da cultura fluminense e brasileira. Aqui, o público vai poder ter acesso a itens magníficos, como figurinos usados pela artista, fotografias raras, objetos pessoais e registros históricos, tudo cuidadosamente selecionado para oferecer uma experiência rica e emocionante aos visitantes”, destaca a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

Diretor do Museu Carmen Miranda, Cesar Balbi, Presidente da FUNARJ, Jackson Emerick, e Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Daniele Barros

De acordo com o presidente da Funarj, Jackson Emerick, a reforma e entrega de equipamentos culturais à população é fundamental para a democratização da cultura em território fluminense.

“Nos últimos meses, conseguimos garantir a reabertura da Casa de Oliveira Vianna, em Niterói, e da Casa de Euclides da Cunha, em Cantagalo, e estamos reformando a Casa da Marquesa, em São Cristóvão. A nossa missão é estimular as artes, colocando o Rio de Janeiro como centro no cenário cultural nacional”, ressalta Emerick.

O Museu Carmen Miranda fica localizado na Avenida Rui Barbosa, s/n, Flamengo, e vai funcionar de terça a sexta-feira, das 11h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h. A entrada é gratuita.

Sobre o Museu

Projetado por Affonso Reidy e inaugurado em 1976, o museu é uma homenagem à emblemática e icônica cantora e atriz portuguesa-brasileira, que deixou um legado artístico inestimável. Localizado no coração do Rio de Janeiro, o museu é um espaço cultural dedicado a preservar a memória e celebrar a trajetória dessa grande estrela, conhecida como “A Pequena Notável”.

No Museu Carmen Miranda, os visitantes têm a oportunidade de mergulhar na vida e na carreira da talentosa artista, conhecendo detalhes de sua infância, a ascensão meteórica no mundo do entretenimento e sua influência duradoura na cultura brasileira e internacional. O acervo é composto por 3.348 itens.

Mais do que apenas um espaço expositivo, o Museu Carmen Miranda também promove atividades culturais, como palestras, oficinas e apresentações artísticas, contribuindo para a disseminação do conhecimento e a valorização do patrimônio artístico do país.

Serviço – Cerimônia de reabertura

Reabertura do Museu Carmen Miranda
Local: Avenida Rui Barbosa, S/N, Flamengo/RJ
Data: 04 de agosto de 2023
Hora: 18h
Entrada gratuita