fbpx

MIS RJ inaugura exposição “Nossas sensações não são nossas”


O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro inaugura a Exposição “Nossas sensações não são nossas” nesta sexta-feira (17/4), às 17h, na sede Lapa. A mostra vai promover um encontro entre arte contemporânea, música e carnaval através dos tempos, exaltando a origem negra da festa popular.

“O Edital EXPOMIS 2021 contemplou fazedores culturais cariocas e fluminenses com meio milhão de reais para a produção de exposições na cidade e itinerantes pelo Estado do Rio de Janeiro, totalizando sete criações artísticas. Conseguimos, com muito sucesso, levar o acervo do museu para mais perto da população, contribuindo para a democratização da cultura. Agora chegou a vez da exposição ‘Nossas sensações não são nossas’, encantar o público com as memórias do carnaval salvaguardadas no museu, de João da Baiana a Aracy de Almeida, de Pixinguinha a Elizeth Cardoso, interagindo com obras de artistas da atualidade”, afirmou o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro.

Para a curadora Ana Paula Rocha, “Os artistas que reverenciamos na exposição como Heitor dos Prazeres, Clementina de Jesus, Aracy de Almeida, Sinhô e o grupo Os Oito Batutas integrado por Pixinguinha, por exemplo, são homens e mulheres, todos negros, que tiveram a coragem de criar arte, fazer carnaval, e de levar reflexões e felicidade para um Brasil extremamente racista e hostil. Muitas vezes, eles foram perseguidos por isso, evidenciando não só alegrias, mas práticas de exclusão em suas músicas. Já os artistas de hoje vêm para dialogar com essas obras, demonstrando muitas vezes ressonância entre essa produção e as suas próprias, fazem ecoar imagens, sons e a mesma luta nos tempos atuais”.

“Nossas sensações não são nossas” é a última exposição vencedora do EDITAL EXPOMIS 2021, e será aberta ao público na próxima segunda (20/3), ficando em cartaz até o dia 5 de maio de 2023.

O MIS RJ é um equipamento vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj).

FICHA TÉCNICA:

Exposição “Nossas sensações não são nossas”
Obras de: André Vargas, Guga Ferreira, Jefferson Medeiros, Lucas Almeida, Mulambö, Ramo e Uberê Guelé
Acervo: Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro
Curadoria: Ana Paula Rocha
Idealização: Intrusa
Arquitetura e projeto expográfico: Egles Wolf
Identidade visual: Alessandra Santos
Educação: Luiza Azevedo
Assessoria de Imprensa: Mario Camelo

SERVIÇO:

Local: Museu da Imagem e do Som – Rua Visconde de Maranguape, nº 15, Lapa
Inauguração : 17 de março, de 17h às 19h30
Visitação: 20 de março a 5 de maio de 2023
Horário: De segunda a sexta, das 10h às 17h – Grátis. Livre
Contato MIS RJ: gerenciadeproducao@mis.rj.gov.br