fbpx

O Audiovisual na Era Digital é o tema da nova Maratona do RJ Criativo

Oficinas acontecem nos dias 21, 22, 23 e 24 de outubro no Cinema Nosso, no Centro do Rio, e as inscrições são grátis


Maior produtor de conteúdo audiovisual do país, o estado do Rio de Janeiro tem o DNA perfeito para explorar e ampliar ainda mais esse segmento que traduz uma das grandes potências do estado. Não à toa que os filmes aqui produzidos são responsáveis por mais de 50% da bilheteria das películas nacionais.

Movidos pelas mudanças que vieram na esteira da era digital, e que trouxeram a reboque novas tecnologias, os produtos audiovisuais se democratizaram e descortinaram um cenário com novas mídias e diferentes formatos.

Hoje, incontáveis recursos permitem novas formas de produzir, consumir e difundir conteúdo. Do futuro das plataformas de streaming, passando para plataformas de cooperativismo tecnológico, não há dúvidas de que vivemos uma era que acena com infinitas possibilidades.

Qualquer pessoa que saiba manejar um smartphone tem condições de contar uma história e gerar impacto até nos cantos mais distantes do planeta. E você, que é empreendedor, está preparado para desfrutar de todas as alternativas que a revolução tecnológica jogou em suas mãos?

 É para ajudar cada um a encontrar o seu lugar nessa nave repleta de novas tecnologias, e ainda saber como gerar recursos financeiros, que o RJ Criativo convoca os cariocas para nos dias 21, 22, 23 e 24 de outubro, no Cinema Nosso, no Centro do Rio, participar da Maratona O Audiovisual na Era Digital.

Serão quatro oficinas que combinam conteúdo, prática e discussão para trabalhar temas essenciais: a relevância do conteúdo, a qualidade da história, a experiência do usuário e a forma ideal de monetização. Todas serão ministradas por profissionais renomados e atuantes no setor.

Em um cenário tão efervescente não dá para virar as costas para um ecossistema que aumentou em 42% sua participação nos últimos anos. As inscrições e as oficinas são grátis, basta acessar o site do RJ Criativo para garantir a sua participação. Cada oficina dispõe de 100 vagas.

Os temas das oficinas são: O Audiovisual na Era do Conteúdo + Estudo de Caso Osmose Filmes, Storytelling e o Poder das Boas Histórias, Novas Narrativas Imersivas e Distribuição e Monetização de Produtos Audiovisuais.

O RJ Criativo é um programa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, com patrocínio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e da Oi. Suas ações de incubação e educação no ciclo 2018/2019 são operadas pelo Templo.CC.

Esse programa tem como missão dar suporte a empreendedores e transformar cultura e criatividade em fios condutores de desenvolvimento socioeconômico sustentável por meio do empreendedorismo, inovação e colaboração.  As atividades oferecidas pelo RJ Criativo atuam na formação, na expansão de networking e difusão dos produtos e serviços gerados por empreendedores. 

OFICINAS  

21 de outubro, segunda-feira #inspiração [ESGOTADA]

Oficina 1 // 17h – 21h // O Audiovisual na Era do Conteúdo + Estudo de Caso Osmose Filmes

Interatividade, multiplataformas, não-linearidade, convergência e mobilidade. A Internet e as novas tecnologias inauguraram novos formatos audiovisuais e transformaram a produção, distribuição e consumo de conteúdo. Nesta oficina, vamos conhecer as principais mudanças e entender como podemos nos beneficiar desse contexto para criar conteúdo relevante.

22 de outubro, terça-feira #criação [ESGOTADA]

Oficina 2 // 17h – 21h // Storytelling e o Poder Das Boas Histórias 

Contar histórias é um hábito milenar: elas foram e são o fio condutor das atividades humanas. Das pinturas rupestres aos vídeos, estamos contando, vendo e ouvindo histórias sobre diferentes suportes o tempo inteiro. Mas o que faz uma história ser realmente relevante? Nessa oficina vamos entender como a Internet e as novas tecnologias impactam o Storytelling e como os bons roteiros seguem sendo o carro chefe do audiovisual.

23 de outubro, quarta-feira #imersão

Oficina 3 // 17h – 21h // Novas Narrativas Imersivas
Cada vez mais a fronteira entre o físico e o digital é derrubada; cada vez menos notamos os intermediários que conectam esses dois mundos. Assim emergem as realidades virtual, aumentada e mista, além das filmagens em 360º, junto a uma série de novos desafios. Como explorar as propriedades das tecnologias para desenvolver narrativas impactantes? Nesta oficina, vamos descobrir a potência da realidade estendida e entender como produzir conteúdo relevante para esses formatos.

O que você leva?

  • Conceitos básicos sobre XR (VR, AR e MR)
  • Aprendizado sobre criação de conteúdo para realidade estendida

É para quem?

  • Cineastas em busca de novos formatos para suas histórias
  • Artistas que desejam reciclar seus conceitos
  • Interessados em tecnologias emergentes

Facilitador: Clelio de Paula 
Mais sobre o facilitador: https://www.linkedin.com/in/clelio-de-paula-99ba1718/

24 de outubro, quinta-feira #distribuição [ESGOTADA]

Oficina 4 // 17h – 21h // Distribuição e Monetização de Produtos Audiovisuais

Ainda que se tenha um ótimo produto audiovisual em mãos, não adianta todo o trabalho de produção se não souber como ganhar dinheiro com ele. Nesta oficina, vamos descobrir os caminhos de distribuição e as formas de monetização do seu produto audiovisual.

Serviço:

Maratona – O Audiovisual na Era Digital

Local: Cinema Nosso, Rua do Rezende 80, Centro, Rio de Janeiro

Data: 21,22,23 e 24 de outubro

Inscrições gratuitas: no site riocriativo.com.br (100 vagas por oficina)

Assessoria de Imprensa: Honor Comunicação

Contato: Rosangela Honor (021) 999788530 e (021) 32591622

Skip to content