fbpx

Live comemora os 46 anos do Hip Hop nesta quinta


A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) celebra os 46 anos no Hip Hop de forma virtual. Nesta quinta (12), às 17h, o Teatro Alcione Araújo, na Biblioteca Parque Estadual será palco do #HIPHOPLive46. O evento pretende unir o Movimento Cultural HIP-HOP Fluminense, hoje presente em 26 cidades do estado. No estado do Rio, a data é comemorada desde 2014.

A apresentação #HIPHOPLive46 será de Hélio Cavalcante e Lorena “Vital de Vênus”, ambos do coletivo cultural RUA21. Tendo como tema central os dizeres, saberes e fazeres do HIP-HOP no contexto dos efeitos de sentido produzidos pelos discursos, a live busca revelar através das redes sociais os muitos traços que compõem a Cultura Urbana Fluminense, frente aos desafios dessa prática cotidiana de forma inclusiva.

– As instalações da Biblioteca Parque Estadual estão sempre abertas para receber os fazedores de cultura do nosso estado. Será muito gratificante acompanhar essa live do aniversário de 46 anos do Hip Hop, uma manifestação cultural muito popular no território fluminense – disse a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, Danielle Barros.

Programação

Dentro de uma programação de 1h30, o evento receberá representantes das comunidades LGBTQIA+, Feminina, Indígena e refugiados africanos – movimentos estes que enxergam o HIP HOP como seu desejável estilo de vida – cujos quais estão expondo suas habilidades através das danças urbanas, da rima (RAP), das artes plásticas (Graffiti) e da poesia (Slam Poetry).

O #HIPHOPLive46 ainda contará com as participações especiais do “DJ Nino Leal”, de São João de Meriti e bicampeão do DMC World DJ Championships (competição anual organizada pelo “Disco Mix Club” de Londres, creditada desde 1985 como a mais importante entre os DJs do planeta); “Zulu Nattydread”, de São Gonçalo (um dos pioneiros do Graffiti Fluminense); “Nilton Pensante”, de Nova Iguaçu (rapper e representante do Movimento HIP-HOP Angolano); “Anapuaka Tupinambá” (representante da Juventude Indígena Fluminense e fundador da rádio Yandê); “WG de Rua” (Superintendente de Estado de Juventude e um dos pioneiros do Streetball Fluminense); “Zezzynho Andrade” (representante do Movimento SOUL Fluminense); Ralph Duccini, de Paracambi (representante da Comunidade LGBTQI+ e Produtor do Sarau da Rampa); e “Celso Santhana” (Vice-presidente da Ordem dos Músicos do Brasil).