Lilia Cabral realiza apresentação para mais de dois mil professores no Theatro Municipal

Representantes de mais de 40 municípios do Rio de Janeiro assistiram à peça “A Lista” gratuitamente

Emoção e alegria marcaram a noite de mais de dois mil professores que assistiram à peça “A Lista”, estrelada por Lilia Cabral e sua filha, Giulia Bertolli, no Theatro Municipal. O evento foi realizado nesta segunda-feira (16/10), pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) e o Serviço Social do Comércio (Sesc), em homenagem ao Dia do Professor, e garantiu a participação de profissionais de cerca de 40 cidades do Rio de Janeiro em uma grande celebração à categoria.

Ao final da apresentação, Lilia agradeceu pela oportunidade de contracenar na casa de cultura mais importante do Brasil para milhares de professores, e se emocionou com a receptividade e felicidade da plateia, formada por muitas pessoas que nunca tinham ido ao Municipal antes.

“Vocês não têm ideia do que é estar aqui fazendo esse espetáculo para vocês. Logo quando começamos a pensar nessa peça, eu disse que queria realizar uma apresentação no Municipal e, estar aqui pela primeira vez, de frente para uma plateia tão importante, é incrível. Acreditamos na arte e na cultura desse país, por isso, é essencial garantir esse tipo de oportunidade para os nossos mestres”, declarou Lilia Cabral.

Com apoio do Passaporte Cultural, programa da Sececrj, e em diálogo com as prefeituras locais, professores de todas as regiões do estado fizeram parte da plateia e vivenciaram uma noite única e especial. Uma delas foi Silaine Matos, de 57 anos, professora e orientadora pedagógica de Macaé, que viajou cerca de 200 quilômetros para conhecer o Theatro Municipal.

“Eu visitei o Rio há cerca de 20 anos e tinha o objetivo de ir ao Theatro, mas ele estava em reforma na época. Quando me falaram sobre essa oportunidade e perguntaram se eu queria vir, me senti valorizada e aceitei na mesma hora. Estou voltando ao Rio e realizando um sonho de tanto tempo. O nosso dia a dia é tão difícil, precisamos sair da rotina às vezes”, comemorou Silaine.

A plateia formada por professores incluía a própria secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, que faz parte da categoria. Ela falou sobre a importância de empoderar culturalmente os mestres, que vão ser exemplo para as próximas gerações.

“Poder abraçar tantos professores nesta data especial é um presente muito grande para mim e para a cultura fluminense. Na primeira vez que assisti essa peça, ao lado da minha mãe, falei com a Giulia Bertolli que queria promover esse evento, e ela abraçou a ideia na mesma hora. Hoje, conseguimos concretizar esse objetivo e homenagear os nossos mestres e mestras”, afirmou Danielle.

O presidente do Sesc, Antonio Florencio de Queiroz, parceiro do evento, garantiu que “um dos principais objetivos do Sesc é de oportunizar pessoas e fomentar a cultura é uma alavanca para a transformação do ser humano. Essa é uma missão que cumprimos com alegria e queremos continuar atuando para permitir que mais pessoas tenham acesso aos bens culturais”, concluiu.

O evento contou com apoio do Theatro Municipal e Petrobrás, patrocinador oficial do Theatro.

Sobre a peça

A obra escolhida tem texto de Gustavo Pinheiro, direção de Guilherme Piva, e conta a história de duas vizinhas que passam por um turbilhão de sentimentos, lembranças e descobertas, em meio à pandemia. Na peça, Lilia Cabral interpreta uma professora aposentada, enquanto Giulia, uma cantora de ópera. A combinação foi perfeita para a ocasião e levou o público ao passeio por uma montanha russa de emoções, garantindo risos e choros a cada cena.