fbpx

Bibliotecas passam por modernização através do projeto Leitura para Todos RJ

Trajano de Moraes é a vigésima quinta cidade a receber doação


A modernização das bibliotecas públicas e comunitárias de todo o estado cumpre papel essencial na democratização do acesso à cultura. Pensando nisso, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj), por meio do projeto Leitura para Todos RJ, tem realizado doação de equipamentos como televisores, computadores, microfones e caixas de som para diversas instituições. Nesta sexta-feira (07/10), foi a vez da Biblioteca Municipal de Trajano de Moraes ser contemplada.

A entrega foi realizada pela secretária de estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, ao secretário municipal de Cultura, Weber José Gomes, na sede da Sececrj, na Biblioteca Parque Estadual.

“Nós pensamos esta política pública com o objetivo de promover o desenvolvimento sociocultural do indivíduo em todo o território fluminense, de forma a favorecer os processos educativos e intelectuais. Estruturando as bibliotecas em todas as regiões, conseguimos fortalecer e inovar as práticas literárias”, explicou a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

O representante do município localizado na Região Serrana, que conta com cerca de 12 mil habitantes, agradeceu a oportunidade de poder expandir o acesso à literatura no interior.

“É de suma importância ter a possibilidade de ampliar a interação com o público e modernizar as nossas bibliotecas. Antes, nós tínhamos só um computador para utilização do público. Agora, ganhamos mais um aparelho, além de televisão, caixa de som, microfone e 200 livros. Vamos poder melhorar o atendimento que prestamos ao público, com contações de histórias, palestras e rodas de conversas”, comemorou Weber Gomes.

O projeto Leitura para Todos RJ está sendo desenvolvido através de um acordo de cooperação técnica entre a Sececrj e a Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias, por meio do Programa de Ajuda Humanitária, que foi responsável por adquirir os itens e garantir a doação de todos os kits no estado.

Ao longo dos últimos meses, 46 bibliotecas foram contempladas com o kit do Leitura para Todos, alcançando 25 municípios fluminenses. Um deles foi Tanguá, que conseguiu modernizar as duas bibliotecas públicas da cidade: Biblioteca Mário Lago e Biblioteca Francisco Carlos Silva.

“Os kits foram de grande importância, tendo em vista que os computadores das bibliotecas estavam obsoletos. As televisões serão instaladas nas áreas infantis, com objetivo de exibir histórias para os mais jovens. Sobre as caixas de som, serão utilizadas no projeto de contação de histórias e pequenas reuniões sobre leitura, todas ações previstas para os próximos meses”, destacou Reginaldo Garcia Serrano, Secretário de Cultura e Turismo de Tanguá.

O projeto Leitura para Todos RJ conta com apoio da Superintendência de Leitura e Conhecimento e da Escola da Cultura, ambas ligadas à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Leitura para todos – Conheça os municípios contemplados

Aperibé, Miracema, Rio de Janeiro, Porciúncula, Magé, Santo Antônio de Pádua, Trajano de Moraes, Varre-Sai, Cambuci, Italva, Petrópolis, São Francisco de Itabapoana, Paraty, Nova Iguaçu, Duque da Caxias, Macaé, São João de Meriti, Valença, Nova Friburgo, Itaperuna, Tanguá, Niterói, Rio Bonito, São Gonçalo e Itaboraí.