fbpx

Leitura para Todos garante modernização de 46 bibliotecas no Rio de Janeiro

Equipamentos culturais de 25 diferentes cidades foram contemplados


O investimento na modernização das bibliotecas públicas e comunitárias cumpre papel essencial na democratização do acesso à cultura. Seguindo este objetivo, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por meio do projeto Leitura para Todos, garantiram a doação de livros, TVs, computadores, microfones e caixas de som para 46 bibliotecas do Rio de Janeiro. Nesta terça-feira (29/11), foi realizada cerimônia na capela da igreja na Barra da Tijuca, onde foi feita a entrega de certificados para todas as instituições contempladas.

“Nossa política pública é pensada com o objetivo de promover o desenvolvimento sociocultural do indivíduo em todo o território fluminense, de forma a favorecer os processos educativos e intelectuais. Estruturando as bibliotecas em todas as regiões, conseguimos fortalecer e inovar as práticas literárias”, explicou a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

Danielle Barros e Élder Parrella durante a cerimônia / Foto: Leonardo Ferraz

O projeto é desenvolvido através de um acordo de cooperação técnica entre a Sececrj e a Igreja, por meio do Programa de Ajuda Humanitária, que foi responsável por adquirir os itens e garantir a doação de todos os kits no estado.. Além dos certificados, as bibliotecas atendidas também receberam nesta terça-feira uma nova doação de 180 livros infantis e infantojuvenis. Anteriormente, as instituições já haviam sido contempladas com a entrega de 200 títulos literários.

“Para a Igreja de Jesus Cristo é uma alegria participar desta causa. Sempre queremos fazer o bem, e sentimos isso ao trabalhar ao lado da secretária Danielle. Esta ação é fruto de doações de muitos membros da Igreja no Brasil e em outras partes do mundo”, enfatizou Élder Adilson Parrella, Presidente de Área Brasil da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

A solenidade de certificação contou com apresentações culturais de Roberto Moreira (voz e violão) e do Coral Dó Ré Mi, de Petrópolis, além da presença do coreógrafo e dançarino Carlinhos de Jesus, padrinho do projeto.

Carlinhos de Jesus discursou sobre como a cultura salva vidas / Foto: Leonardo Ferraz

O Leitura para Todos RJ conta com apoio da Superintendência de Leitura e Conhecimento e da Escola da Cultura, ambas ligadas à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Conheça os municípios contemplados

As 46 bibliotecas atendidas ficam localizadas em 25 municípios fluminenses. São eles: Aperibé, Miracema, Rio de Janeiro, Porciúncula, Magé, Santo Antônio de Pádua, Trajano de Moraes, Varre-Sai, Cambuci, Italva, Petrópolis, São Francisco de Itabapoana, Paraty, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Macaé, São João de Meriti, Valença, Nova Friburgo, Itaperuna, Tanguá, Niterói, Rio Bonito, São Gonçalo e Itaboraí.