Jovens de periferia terão encontro com escritores consagrados

A democratização do debate vai ser o foco da roda de conversa “Literaturas Cruzadas”. O encontro une escritores da periferia do Estado do Rio de Janeiro a intelectuais da literatura brasileira para uma manhã de troca de experiências. Com entrada gratuita, o evento acontece neste sábado (13/11), às 10h, na Biblioteca Parque Marielle Franco, em Manguinhos.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Frente Parlamentar em Defesa das Bibliotecas e da Promoção do Livro e da Leitura da Alerj, a Academia Fluminense de Letras (AFL) e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECECRJ), que cedeu o espaço para a realização do evento.

“Permitir essa integração entre escritores consagrados e jovens escritores de territórios populares é, principalmente, permitir que um novo horizonte se forme. É perceber que o futuro pode ser outro, que pode ser mais. Esse encontro mostra também uma integração do Executivo e do Legislativo em prol do Rio de Janeiro que a gente deseja, oportunizando e democratizando a cultura”, destaca a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

Interior da Biblioteca Parque Marielle Franco / Foto: Leonardo Ferraz – SECERJ

O escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), Ferreira Gullar, dizia que um livro serve para ampliar o seu universo. Para o Superintendente de Leitura e Conhecimento da SECECRJ, Yke Leon, este é o ponto focal do projeto “Literaturas Cruzadas”.

“Ao conhecer alguém que é um escritor consagrado, ainda mais de uma instituição como a Academia Fluminense de Letras, esse jovem de território popular almeja um pouco além do que ele almejava antes. Esse é, também, o papel que cumpre um livro, ampliando o seu universo, o seu horizonte”, completa Yke Leon.

Estarão presentes ao evento, entre outros, a professora Márcia Pessanha, ex-presidente da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), e o jornalista Luiz Erthal, proprietário da Editora NitPress e do Jornal Toda Palavra, ambos integrantes da AFL.

Literaturas Cruzadas

Local: Biblioteca Parque Marielle Franco (Manguinhos)
Endereço: Avenida Dom Hélder Câmara, 1184, Benfica – RJ
Data: 13/11 (sábado)