Institucionalizando Museus chega a Porto Real

Oficina de capacitação técnica acontecerá nos dias 02 e 03 de julho, no Auditório do Horto Florestal

O Sistema Estadual de Museus e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa Rio de Janeiro, em parceria com as Prefeituras e Secretarias Municipais, dando continuidade à programação das Oficinas previstas para este ano de 2019, irão realizar a Oficina “Institucionalizando Museus” no município de Porto Real, nos dias 02 e 03 de julho – das 9h às 17h, no Auditório do Horto Florestal, sendo ministrada por Gabriela Alevato.

Institucionalizando Museus

Gabriela Alevato – Museóloga  -Atualmente Coordenadora de Planejamento da Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

Atuou como museóloga no Cadastro Nacional de Museus – IPHAN, na Secretaria de Estado de Cultura de São Paulo, Casa de Santos Dumont – Petrópolis, Ecomuseu Ilha Grande, Gerente de Convênios da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, Coordenação de Museologia do Museu de Arte do Rio – MAR, Supervisora de Museologia da empresa Carvalho Hosken e Produtora Executiva do Programa Educativo Oi Futuro. Experiência em gestão de Museus, atuando nos seguintes temas: planejamento, coleções, preservação, relações socioambientais, captação de recursos e parecerista de editais de cultura.

Endereço: Auditório do Horto Florestal – Avenida Dom Pedro II, 2505, Porto Real, Rio de Janeiro – RJ.

Confira a ementa:

•Apresentação da Lei do Estatuto de Museus, que norteia a criação de museus

•Processos de criação: Decretos, Portarias, Atas e etc

•Modelos de gestão: Pública, Privada, Comunitária

Regimento Interno: A importância de elaborar este documento

Plano Museológico: mencionar rapidamente a importância deste documento para as Instituições.