fbpx

Instagram será palco de lives sobre o mercado audiovisual

Esquenta Festival Rio 40º será transmitido pela rede social da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio


Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) vai manter sua programação de atividades culturais em plataformas online. Após lançar o edital “Cultura Presente nas Redes”, que mobilizou mais de 6 mil produtores em todo território fluminense, a Sececrj, através da superintendência de audiovisual, está planejando a edição 2020 do Festival Rio 40º. Porém, antes que chegue o dia, os fãs de cinema terão um aperitivo do evento pela internet.

O Esquenta Festival Rio 40º será uma prévia do festival, com transmissão pelo instagram da Secretaria (@sececrj). O evento começa na próxima segunda-feira, dia 4 de maio, com debates sobre o atual momento do setor.

– A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio tem feito um grande trabalho para fomentar cultura e entretenimento em casa para o cidadão e temos uma preocupação com todos os segmentos culturais. O Esquenta Rio 40º Graus é voltado para o audiovisual, mas queremos que todos participem e acompanhem os debates, que serão riquíssimos falando de cinema e produções para plataformas digitais – disse a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

O Rio 40º é um festival que tem como objetivo aproximar estudantes de cinema do mercado de trabalho e das novas tecnologias. A proposta é ampliar o conhecimento e discutir os caminhos do audiovisual no país, reforçando a parte teórica e também mostrando a importância da troca de experiência na prática da profissão.

– O intuito da secretaria é realizar o festival de forma presencial ainda esse ano, mas queremos aproveitar esse momento de pandemia para debater os rumos do setor audiovisual em tempos de coronavírus, mas também já falar sobre as produções que virão, pensando para além do momento atual – reforçou Vinícius Azevedo, superintendente de audiovisual da Secec.

Programação das lives no instagram

 Segunda-feira (4 de maio)14h – Cavi Borges 
Diretor, Produtor e Distribuidor da Cavideo produções  

17h – Benfeitoria
Crowdfunding + Financiamento Coletivo

Terça-feira (5)
14h – Gilberto LealExibidor 

17h – Cristiana Cunha
Distribuição. Realiza pesquisas quantitativas e qualitativas do Audiovisual

Quarta-feira (6 de maio)
17h – Verônica Esteves 
Diretora de Produção do Instituto Dona de Si.

Quinta-feira (7 de maio)
14h – Suzana Pires
Atriz, Autora, Diretora e Fundadora do Instituto Dona de Si.

17h – Matheus Peçanha 
Produtor e Fundador do Estúdio Giz