fbpx

Tem início a 14ª edição da Rio Artes Manuais

Estande da Sececrj coloca em pauta o desenvolvimento do artesanato cultural fluminense


A maior feira de artesanato da América Latina está oficialmente aberta. A 14ª edição da Rio Artes Manuais começou nesta quarta-feira (11), no Centro de Convenções Expomag, Cidade Nova – Centro. E, durante os cinco dias de evento, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), em parceria com o Sebrae, marca presença com o estande “RJ de Talentos”.

“O nosso estande reafirma o potencial do artesanato em território fluminense. Por isso, convocamos a população para prestigiar o evento, trazer a família e visitar o RJ de Talentos. Nossa curadoria priorizou artesãos dedicados a promover a cultura do Rio de Janeiro, criando um ponto de encontro entre a população e a política pública”, afirmou Danielle Barros durante a cerimônia de abertura.

Público marcou presença no primeiro dia de evento / Foto: Gui Maia

Representando o Governador Cláudio Castro, a primeira-dama Analine Castro ressaltou a importância do artesanato cultural como ferramenta para o fortalecimento da economia criativa no estado e fonte de geração de emprego e renda.

“O artesanato é um agente de transformação que une famílias e gera renda para as pessoas. Temos que dar visibilidade para esse público e colocá-los em destaque, para valorizar o trabalho do artesão. São pessoas que realizam um trabalho único, exclusivo, pois cada peça é feita manualmente e carrega a vivência e a cultura de cada região”, enfatizou Analine. 

RJ de Talentos

Para compor o espaço, a Sececrj disponibilizou 30 vagas gratuitas, divididas entre todas as regiões do estado e designadas para artesãos maiores de 18 anos ou entidades representativas (associações ou cooperativas).

Representando a Baixada Fluminense, as artesãs Thais da Costa, 28 anos, de Nova Iguaçu, e Najila Fernandes, 29 anos, de Nilópolis, pretendem utilizar a feira como forma de expor o trabalho fora das redes sociais e aumentar a rede de contatos dentro do mercado do artesanato.

“Nasci em uma família de artesãs e desde nova comecei a aprender. Há cinco anos, eu, minha mãe e minha avó montamos a ‘Nós Crochet’, onde utilizamos técnicas de crochê da nossa família para fazer bolsas, unindo algo tradicional com as tendências atuais”, explicou Thais.

Thais e Najila em frente são artesãs da Baixada Fluminense / Foto: Gui Maia

Já a fundadora do Estúdio Ocre, Najila Fernandes, conta que a paixão pelo artesanato só se transformou em fonte de renda há quatro anos: “Eu sou arquiteta de formação, mas larguei a minha área para trabalhar exclusivamente com artesanato em 2018. Toda a minha família sempre viu a arte como hobby e eu fui a primeira a enxergá-la como profissão. Hoje em dia, além das vendas pelas redes sociais, também dou aulas de macramê, técnica que utilizo para criar as minhas peças”, concluiu.

Todos os artesãos que compõem o estande RJ de Talentos ganharam um certificado de comprovação pela participação no evento.

Artesãos reunidos após receberem o certificado / Foto: Gui Maia

Rio Artes Manuais

A edição deste ano traz cerca de 50 estandes, que levam à feira uma grande diversidade de produtos, oferecendo ao público oficinas com técnicas variadas. Utilizando o tema “Conexões”, a feira aborda várias formas de comercialização de artesanato, ressaltando as vertentes relacionadas à capacitação e negócios.

O salão de exposições conta com uma área total de 5 mil metros quadrados, além de um salão nobre com mil metros quadrados, onde é realizada a entrada dos visitantes.

Serviço

Data: entre os dias 11 e 15 de maio
Horário: das 10h às 19h
Local: Centro de Convenções EXPOMAG (antigo SulAmérica), na Cidade Nova – Centro.
Ingressos: https://rioartesmanuais.com.br/