fbpx

Inepac realiza vistoria após incêndio na Fazenda São Joaquim da Grama, em Rio Claro


O Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) realizou, nesta segunda-feira (23), uma vistoria na Fazenda São Joaquim da Grama, em Rio Claro, que foi atingida por um incêndio na noite do último sábado (21). A equipe esteve no local para verificar a estrutura do casarão construído no Século XIX, que ainda tem focos do incêndio. O Corpo de Bombeiros segue trabalhando no local.

Residência da família do comendador Joaquim José de Souza Breves, o “Rei do Café”, o imóvel faz parte do inventário do Inepac. Porém, apenas a igreja da Fazenda São Joaquim da Grama tem o seu tombamento definitivo (processo número E-03/1.800/89). De acordo com Claudio Prado de Mello, diretor-geral do Inepac, órgão vinculado à Sececrj, os proprietários procuraram o Inepac para uma conversa sobre a restauração do casarão, mas que a conversa ainda não tinha evoluído.

– Por ser um patrimônio histórico do nosso estado, os donos do imóvel queriam fazer o processo dentro da legalidade e também solicitaram apoio para a reforma. Mas, infelizmente, fomos surpreendidos por esse acontecimento no final de semana. A situação não é nada boa, ainda com focos do incêndio. Além da vistoria, também buscamos informações com a Polícia Civil, responsável pela investigação, para saber os motivos do incêndio – conta Claudio Prado de Mello.

O Inepac vem fortalecendo as ações para a preservação do patrimônio histórico em todo o estado, principalmente no interior. Várias cidades já receberam visitas técnicas neste ano.

Para auxiliar nesse reforço, o órgão criou o Brigada do Patrimônio, um sistema voluntário e colaborativo que tem recebido diversas denúncias através do número (21) 98913-1561, que também possui o serviço de WhatsApp e funciona 24 horas por dia.