fbpx

InConto Marcado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura


O InConto Marcado chega ao Rio de Janeiro neste mês de setembro. Criado em 2010 pela atriz Daniele Yanes, o projeto inicia fazendo a história acontecer, através da proposta de teatro itinerante de incentivo à cultura, que já circulou por 25 municípios do Ceará, atingindo um público total de 35 mil espectadores – entre alunos e professores da rede pública de ensino, beneficiados com espetáculos de qualidade baseados em obras da literatura brasileira e oficinas de teatro gratuitos para professores. Em 2020, o projeto tem patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e da Enel.  

Para este ano, o projeto sofreu algumas alterações devido à pandemia e foi dividido em duas etapas a serem trabalhadas no Estado do Rio de Janeiro : atividades online a partir do dia 21 de setembro e a circulação em seis cidades do Estado em 2021 – sem perder o conteúdo informativo e educacional do projeto. Todas as informações estarão na plataforma www.incontomarcado.com.br. O projeto  tem como principais focos a difusão artística, acessibilidade e democratização do acesso à arte. 

As ações começam com a live de lançamento do projeto no próximo dia 21 com a Trupe do InConto Marcado, juntamente com o site interativo e o 1º episódio dos 6 vídeos que serão disponibilizados a cada semana, contando a história/narrativa do espetáculo Plantou Palavra, Colheu Poesia (uma adaptação do livro homônimo da escritora Socorro Acioli, vencedora do Prêmio Jabuti). O sexto e último episódio reserva um presente: será uma live especial de dia das crianças. O público poderá acompanhar as ações pelo canal do YouTube do projeto e no site oficial. O projeto também vai disponibilizar o Curso Online de Teatro para professores, com 80 vagas nas cidades que estão no radar do projeto: Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Bom Jardim, Santa Maria Madalena e Niterói. 

A segunda etapa do InConto Marcado será em 2021 com a circulação do espetáculo Plantou Palavra, Colheu Poesia pelas cidades onde acontecerá o Curso de Teatro para professores – sem datas definidas, por enquanto. O espetáculo é uma bela oportunidade de absorver a cultura brasileira na sua essência. Os atores apresentam uma vibrante narrativa que exalta a cultura popular brasileira, destacando Patativa do Assaré, consagrado como um dos mais importantes poetas populares do mundo. 

SERVIÇO
Projeto InConto Marcado – Primeira etapa
Onde: pelas plataformas online a partir do dia 21 de setembro
Canal do YouTube do projeto e no site.