fbpx

Cine Pipoca: Inaugurada sala de cinema grátis para crianças e jovens no Pavão-Pavãozinho e Cantagalo

Projeto do governo estadual leva filmes, pipoca e refresco grátis para comunidades do Rio de Janeiro


Chegou a vez das crianças das favelas do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo (PPG), em Copacabana, na Zona Sul do Rio, receberem o projeto Cine Pipoca Funarj. Nesta segunda-feira (22/05), foi inaugurada uma sala de cinema dentro do Centro de Referência da Juventude (CRJ) no Pavão-Pavãzinho. O projeto é uma ação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj), por meio da Funarj, que leva filmes, pipoca e refresco de graça para crianças e adolescentes em comunidades do Rio. A primeira sessão teve a exibição do filme “Um Time Show de Bola (2013)” e contou com a presença de estudantes do CIEP Presidente João Goulart/Brizolão e de autoridades.

Na plateia, alguns dos alunos nunca tinham assistido um filme pelo cinema. Estudante do 6 º ano, Ana Carolina Neves, de 11 anos, conta que foi ao cinema uma única vez quando era bem pequena, mas que não se lembrava de nada da experiência. Emocionada, a menina se sentiu em sua primeira sessão em uma “telona”. Ao lado dos amigos, ganhou pipoca e refresco que serão sempre oferecidos ao público que assistir aos filmes. Para a inauguração, os pequenos também ganharam sorvete e livros.

“Minha mãe trabalha como enfermeira e o meu pai de porteiro. Tenho dois irmãos de 14 e 11 anos, fica difícil para os meus pais pagarem cinema para a gente. Agora, vou poder assistir a vários filmes com os meus amigos e de graça”, comemorou Ana Carolina.

O governador do Rio, Cláudio Castro, ressalta que a iniciativa promove a cultura e a inclusão social aos jovens das comunidades atendidos pelo Cine Pipoca Funarj. A proposta é levar o mesmo modelo a outras áreas carentes do estado.

“As crianças e os jovens precisam ter mais acesso a arte e a cultura, de forma gratuita, e eu sinto uma satisfação imensa em o Governo do Estado poder proporcionar isso”, disse o governador.

Moradora do Pavão-Pavãozinho, Rafaela Machado, de 32 anos, que também é secretária da Associação de Moradores do complexo comunitário, estava muito feliz com a primeira exibição de um filme na sala de cinema. Mãe de quatro filhos, de 13, 10, 8 e 4 anos, ela conta que os dois mais novos nunca foram ao cinema.

“Acho maravilhoso que eles possam ter essa experiência desde cedo. Quando eu tenho dinheiro, não tenho tempo de levá-los ao cinema. Além de ser um programa muito caro. Agora eles estão dentro de casa e ainda vão ganhar pipoca e refresco. É uma alegria enorme ver as famílias da nossa comunidade poderem viver este momento pertinho de casa”, contou Rafaela.

De acordo com a secretária estadual de Cultura, Danielle Barros, além da exibição de filmes, na sala de cinema será possível desenvolver atividades culturais, sociais e educativas.

“É o Estado do Rio trazendo cultura e fortalecendo o ambiente artístico neste lugar. Queremos essa arte abraçando todas as idades”, concluiu.

O presidente da Funarj, Jackson Emerick, também esteve presente ao evento.

Cine Pipoca: Mais de 5 mil jovens assistiram a filmes no Jacarezinho

A nova base do Cine Pipoca Funarj, que já conta com uma sede no Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, é uma parceria com a Secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável (Seijes RJ), que cedeu o espaço. Segundo o secretário da Seijes RJ, Alexandre Isquierdo, a inauguração desta sala de cinema é um marco importante para a comunidade do Pavão-Pavãozinho-Cantagalo.

“Aqui nesse espaço temos o nosso Centro de Referência da Juventude. É o governo do estado presente aqui na comunidade trazendo lazer e cultura onde o jovem poderá desenvolver as suas habilidades”, ponderou Isquierdo.

A sala de cinema conta com 150 lugares e as sessões acontecerão sempre às sextas-feiras, às 18h30, e aos sábados, às 16h, com filmes infantis e infantojuvenis. Desde setembro de 2022, Cine Pipoca Funarj leva filmes para crianças e adolescentes em sessões duplas, no Jacarezinho. Neste período, o público foi de 5.732 crianças/adolescentes em 94 sessões. Foram 48 filmes exibidos.