fbpx

Imperator reabre ao público com comédia consagrada

Centro Cultural do Méier receberá apresentação única de “O Porteiro” e categoria de profissionais terá entrada franca


O Imperator – Centro Cultura João Nogueira, no Méier, Zona Norte do Rio, vai reabrir suas portas ao púbico nesta quarta-feira (9), às 20h, para a apresentação da comédia “O Porteiro”. A produção, já consagrada pela crítica e público, terá apresentação única, a preços populares, no palco do equipamento da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. A retomada atende à demanda da comunidade próxima por alternativas de entretenimento e respeita normas de segurança e prevenção contra a Covid-19.


“O Imperator é uma referência para o Méier e toda a Zona Norte do Rio. Por isso, ficamos tão felizes com a retomada dos espetáculos presenciais da casa, mesmo que ainda com todas as limitações necessárias por conta da pandemia. A cultura cumpre o papel de levar alegria e reflexão para as pessoas num momento extremamente necessário”, afirma a secretária Danielle Barros.

Uma das comédias de maior sucesso no Brasil, vencedor do
prêmio FITA e indicado ao Prêmio do Humor idealizado por Fábio
Porchat, o espetáculo “O Porteiro”, com o ator Alexandre Lino, coincide com o Dia Nacional do Porteiro. Por isso, haverá gratuidade exclusiva para os porteiros que comprovarem que são profissionais da área.


Com direção de Paulo Fontenelle, que também assina o texto, a
montagem faz uma grande e divertida homenagem a todos os
porteiros do Brasil. A comédia já passou por diversos Estados entre
eles: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande
do Sul, Maranhão e o Distrito Federal. Com sessões lotadas e sucesso de crítica o espetáculo também cumpriu circuito de festivais. Visto por mais de 60 mil espectadores a peça, só no Rio de Janeiro, já cumpriu 7 temporadas com muitas sessões esgotadas. Baseada em histórias reais, o ator Alexandre Lino, todos os anos volta à cena especialmente nesta data para prestar
homenagem aos guardiões de nossas casas numa forma de
agradecer-lhes pelo reconhecimento que recebe da classe até hoje.


Com muito humor nordestino, o texto foi montado a partir de
depoimentos coletados em entrevistas a vários porteiros nordestinos que deixaram sua cidade natal em busca da realização de seus sonhos. O espetáculo, por essa razão, gerou uma grande empatia e uma relação de pertencimento do público e dos inúmeros porteiros que assistiram à peça em todo país.


Pode-se dizer que “O Porteiro” não é uma peça comum, é uma experiência interativa em que os espectadores são convidados a participar de um grande e divertido encontro de condôminos. A plateia são os moradores desse edifício. E em todas as apresentações a espontaneidade do público torna cada espetáculo totalmente diferente um do outro e uma grande festa acontece nessa reunião coordenada pelo Porteiro Waldisney.

Personagem “Porteiro” não é novidade para Lino, pois como migrante nordestino considera que esta é uma das possibilidades reais para aqueles que buscam uma chance na “cidade dos sonhos”. Mas se na vida real ele nunca exerceu esse ofício nas artes está se tornando um especialista. Além da peça “O Porteiro”, Lino integrou o elenco da série A Cara do pai, da rede Globo, dando vida ao porteiro Gilmar, viveu outros em publicidade e também no filme “Apaixonados”.


Segundo Lino, é uma relação de afeto com essas pessoas, tão necessárias nas nossas vidas, que o faz nunca os perceber da mesma forma quando vai interpretá-los. “No meio de nossa sociedade existe um Brasil notado por poucos. Um grupo formado por pessoas que apesar de conviver conosco, até frequentar nossa casa e fazer parte de seu dia a dia, é como se não estivesse lá. O espetáculo “O Porteiro” inverte tudo isso, e são eles, os porteiros, os
protagonistas. Com sua irreverência e muito humor, deixam a invisibilidade para apresentar a realidade como um grande parque
de diversão. Afinal, invisível não são as pessoas, invisíveis são suas histórias. ” Conclui Lino

FICHA TÉCNICA:

Texto e Direção: Paulo Fontenelle
Com: Alexandre Lino
Iluminação: Renato Machado
Cenário e Figurino: Karlla de Luca
Assistente de Direção: Rodrigo Salvadoretti
Preparação Corporal e voz: Paula Feitosa
Direção de Arte e Produção: Alexandre Lino
Produção Executiva: George Azevedo
Programação Visual: Guilherme Lopes Moura
Fotos: Janderson Pires
Produtor executivo: George Azevedo

SERVIÇO:

O PORTEIRO – A Comédia

Local: Imperator – Centro Cultural João Nogueira
Endereço: Rua Dias da Cruz, 170 – Méier
Informações: (21) 2597-3897

Capacidade reduzida de acordo com os protocolos.
APRESENTAÇÃO: 09 de junho (QUARTA), às 20h

SESSÃO ÚNICA
Dias e horários: quarta-feira às 20h
Duração: 70 minutos
Classificação etária: 14 anos
Gênero: Comédia (adulto)
Ingressos: R$ 40 (inteira) R$ 20 (meia)
Horário da bilheteria: terças e quartas, das 13h às 20h.
Quintas e sextas, das 13h às 21h30. Sábados e domingos a partir das 10h.

Vendas na bilheteria
www.imperator.art.br

Mais informações: www.cineteatroproducoes.com.br