Diálogo marca o II Encontro Estadual de Gestores de Cultura do Rio de Janeiro

Evento da Secretaria de Estado de Cultura promoveu debates e intercâmbio cultural entre os representantes

O II Encontro Estadual de Gestores de Cultura do Rio de Janeiro foi marcado pelo diálogo entre Governo do Estado e as cidades fluminenses, em prol de um objetivo principal: o avanço das políticas públicas culturais. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) e aconteceu nesta quarta-feira (22/06), no Sesc Alpina, em Teresópolis.

Com debates e troca de experiências, o II Encontro Estadual de Gestores funcionou como espaço para um grande intercâmbio cultural entre os representantes das instituições presentes. Ao longo do dia, os gestores municipais receberam orientações sobre a Lei Aldir Blanc (LAB) e Lei de Incentivo à Cultura (LIC), com rodadas de perguntas e reuniões setorizadas por região.

“É fundamental que os gestores municipais conheçam as políticas públicas que estamos realizando, para que eles possam repassar essas informações diretamente para os fazedores de cultura de cada cidade. É muito gratificante ver este evento cheio, com representantes de todas as regiões do estado. É através do diálogo que vamos conseguir descentralizar os recursos da pasta, alcançando cada vez mais o interior”, destaca a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

Secretária Danielle Barros falou sobre o investimento do Estado na cultura fluminense / Foto: Leonardo Ferraz

Cidade sede do evento, Teresópolis foi representada pela Secretária Municipal de Cultura, Cléo Jordão. Ela ressaltou a importância em compartilhar demandas, ideias e atividades positivas entre as cidades fluminenses.

“Foi um presente divulgar a nossa cidade, que é turística por essência, e receber os colegas de outras cidades. O Estado tem sido um grande parceiro, tão presente na escuta e apoio às demandas dos municípios. Espero que tenhamos muitos outros encontros”, afirmou Cléo Jordão.

Cléo Jordão falou sobre as políticas públicas culturais de Teresópolis / Foto: Leonardo Ferraz

Apresentações de artistas locais e uma comemoração típica de festa junina, destacando o edital Arraiá Cultural RJ, também marcaram o encontro. O evento contou, ainda, com apoio do Sesc Rio, que realizou palestra sobre o edital Sesc Pulsar.

“Para a gente que é gestor e está distante da capital, esse tipo de evento não tem preço. Essa proximidade com a Cultura do Estado e com os servidores da cultura é algo inédito. Milito neste meio há 30 anos e nunca vi tanta receptividade, tanta gente envolvida para nos atender e ouvir nossas demandas”, elogiou a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Regis.

Apresentações artísticas foram realizadas durante o evento / Foto: Leonardo Ferraz

Durante as reuniões setoriais, dois representantes de cada uma das dez regiões do estado foram escolhidos para participarem da eleição da nova mesa diretora do Fórum de Secretários de Cultura, biênio 2023-24. A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa cedeu espaço na Biblioteca Parque Estadual, Centro – RJ, para a realização da solenidade no dia 27 de julho.