fbpx

Governo lança primeira Cordelteca Digital do Brasil


Acervo conta com mais de 15 mil obras

O Dia do Cordelista foi comemorado de forma especial para os amantes da cultura nordestina. Nesta sexta-feira (19), a Biblioteca Parque Estadual (BPE), no Centro do Rio, recebeu o lançamento da primeira Cordelteca Digital do Brasil. O local passa a contar, a partir de agora, com um acervo de mais de 15 mil obras.

“Ficamos muito felizes e honrados em ter a oportunidade de inaugurar a primeira Cordelteca Digital do Brasil. Só estamos aqui hoje por conta de alguém que olhou com muito carinho para esse projeto lá atrás, que foi o Sérgio Sá Leitão enquanto Ministro da Cultura”, ressaltou a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, durante a cerimônia de lançamento.

Secretária Danielle Barros discursando durante o lançamento da Cordelteca

O acervo poderá ser acessado através de um ambiente virtual especializado em literatura de cordel, montado na sede da própria Biblioteca Parque Estadual. No local, os visitantes poderão conhecer os principais autores do gênero literário brasileiro, como Leandro Gomes de Barros.

“O cordel é tão importante para a literatura brasileira e, aos poucos, vai ganhando o espaço que merece. Este projeto terá o papel de preservar a memória para as futuras gerações. É um gesto fantástico da Danielle em ceder este espaço para abrigar as obras. São esses momentos que nos realizam enquanto gestor público”, afirmou o Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, que, enquanto Ministro de Cultura, foi o responsável pelo projeto de digitalização do acervo da ABLC. 

Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Sérgio Sá Leitão

Renomado cordelista brasileiro e presidente da ABLC, Gonçalo Ferreira brindou e emocionou os presentes com uma apresentação de cordel ao vivo. Em seguida, explicou a magnitude da criação da Cordelteca Digital.

“O evento de hoje é, na verdade, um desfecho feliz de uma luta que vem sendo travada há muito tempo. Depois de uma tarefa duríssima, que foi catalogar todo o acervo, conseguimos dar esse passo adiante. Temos que agradecer à UFRRJ pela parceria. Temos certeza que estamos contribuindo muito para a literatura brasileira”, completou Gonçalo Ferreira.

A iniciativa é fruto de um termo de cooperação entre a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e a Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC), detentora do acervo, e conta, ainda, com apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Gonçalo Ferreira assinando o termo de intenção

Serviço – Cordelteca Digital

Biblioteca Parque Estadual – Cordelteca Digital

Dias para visitação: segunda a sexta-feira
Horários: 10h às 17h

Algumas obras do acervo da Cordelteca