Governo inaugura complexo criativo na Escola Municipal Benjamin Constant

Iniciativa vai impactar positivamente a rotina de 480 estudantes

Equipada com nova sala de informática, auditório, laboratório de mídias audiovisuais e estúdio fotográfico, a Escola Municipal Benjamin Constant, no bairro Santo Cristo – RJ, foi transformada em um complexo criativo de referência na região. As melhorias foram entregues nesta quarta-feira (5/04) e já vão impactar imediatamente a rotina dos 480 alunos da unidade. A iniciativa faz parte do projeto Escolas Criativas, realizado pela Quitanda Produções, com patrocínio da Enel Distribuição Rio e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

O vice-governador e secretário de Estado de Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, representou o governador Cláudio Castro durante a inauguração do espaço e ressaltou a união dos setores do governo para a entrega de políticas públicas que impactam positivamente a sociedade fluminense.

“Me sinto muito honrado em estar aqui hoje e poder ver resultados práticos que vão beneficiar diretamente as nossas crianças e as famílias fluminenses. Estamos do lado da educação, da cultura e do acesso a direitos que todos precisam. Vamos juntos buscar mecanismos para estruturar, embalar e conceituar estes equipamentos culturais para transformar a vida das pessoas. Temos profissionais qualificados, que conectam pautas, e vamos apoiar sempre iniciativas criativas como essa”, afirmou Thiago Pampolha.

O complexo criativo inaugurado na Escola Municipal Benjamin Constant conta com materiais de última geração, incluindo a Estação Conectividade, equipada com dez computadores e acesso à internet, um auditório com estrutura de vídeo e som para exibições, e os e-Labs, que são uma estação de mídias audiovisuais e um estúdio fotográfico.

“As iniciativas da Quitanda, em parceria com a Enel Rio, falam muito sobre a democratização do acesso que temos implantado na nossa gestão. É um projeto que integra cultura, educação e sustentabilidade em um só lugar, contribuindo para a criação de um ambiente escolar inovador e estimulante. Fui aluna de escola pública e sei o quanto é importante garantir oportunidades aos jovens para que possamos transformar a sociedade”, ressaltou a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

A unidade de ensino no Santo Cristo é apenas uma das beneficiadas pelo programa Escolas Criativas, que abrange 120 unidades em seis municípios fluminenses. Além da capital, Areal, Cantagalo, Duas Barras, Petrópolis e Niterói também recebem ações formativas em fotografia e audiovisual, a realização de uma mostra de cinema e direitos humanos e um percurso formativo para professores, também em audiovisual.

“Deixamos um legado de infraestrutura nas escolas, e desenvolvemos ambientes educacionais mais permeáveis a processos culturais e criativos. Esse é um projeto de referência, que pode ser replicado em outras cidades do Rio de Janeiro. Queremos alcançar cada vez mais pessoas, ampliando esse trabalho a outras regiões”, destacou Paulo Feitosa, CEO da Quitanda Soluções Criativas.

O Escolas Criativas é um programa que acontece desde 2020 e implementa ações de difusão, formação, inovação e pesquisa dentro das escolas, além de promover ações culturais no ambiente escolar e formação audiovisual para professores e alunos. O programa também prevê a requalificação de instalações físicas das escolas contempladas.

“A Enel tem um compromisso com a promoção da cultura e da educação. Patrocinar um programa inovador e abrangente como o Escolas Criativas reforça nossos valores, ao apostar na inovação e na sustentabilidade para promover o desenvolvimento das comunidades onde atuamos”, explicou Janaina Vilella, Diretora de Comunicação da Enel no Brasil.

A solenidade contou com a presença do deputado federal Aureo Ribeiro; do presidente da Enel Brasil, Nicola Cotugno; diretora de Sustentabilidade da Enel Brasil, Márcia Massoti;  presidente da Enel Rio, Ana Paula Pacheco; diretor da Escola Benjamin Constant, Fabio Goulart; e dos diretores da Quitanda Produções, Mardônio Barros e Ingrid Ferreira.

O projeto é uma realização da Quitanda Soluções Criativas, do Instituto BR e da Cinco Elementos Produções, com patrocínio da Enel e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. Produção executiva da Marco Zero e apoio institucional das prefeituras de Areal, Cantagalo, Duas Barras, Niterói, Petrópolis e Rio de Janeiro.