Governo do Estado abre temporada do festival ‘Hola Rio’, em Madri, na Espanha

Projeto de Internacionalização conta com participação de 150 artistas na capital espanhola

O maior projeto de internacionalização das artes do país teve início nesta sexta (8), com a abertura do festival ‘Hola Rio’, uma ação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro que conta com mais de 150 artistas na ocupação cultural da Casa de América, em Madri. A iniciativa conta com apoio do Sesc e do Governo Espanhol.

O primeiro dia de Festival contou com a participação do Corpo de Bailarinos do Theatro Municipal, que apresentou o espetáculo de dança Suíte Brasileira, criado para o evento, que une a dança clássica dos dois países.

“Uma alegria ver que a cultura e o Estado do Rio de Janeiro retomaram este lugar de prestígio internacional. Com a possibilidade de troca, intercâmbio e diplomacia, que somam na retomada da credibilidade e na geração de novos negócios e oportunidades no campo criativo e artístico. Estamos ocupando, com os mais diversos projetos artísticos selecionados pelo edital Casa de América, um importante equipamento Cultural e que deixa um legado cultural para as duas nações”, ressaltou a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

O Festival Hola Rio é uma ocupação artística que acontece entre os dias 8 de setembro e 7 de outubro, em Madri, fruto de intercâmbio com a instituição espanhola Casa de América e outros parceiros. A missão internacional vai contar com 30 obras selecionadas, reunindo mais de 150 artistas e profissionais, que apresentarão a riqueza da cultura do estado por meio de exibições de teatro, dança, música, cinema e exposições de artes visuais.

Nomes como o da cantora e compositora de samba Teresa Cristina e da companhia de dança Focus dividirão espaço com projetos contemplados no edital “Casa de América”, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio.

A iniciativa conta com a correalização da Prefeitura de Madri, do Programa “21distritos”, por meio do Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Madri; da Cinco Elementos Produções, e do Serviço Social do Comércio do Rio de Janeiro (Sesc).

“Brasil e Espanha são irmãos em muitos negócios e na relação diplomática. Poder apoiar esta ação através da cultura faz parte da missão do Sesc de promover o bem-estar da população brasileira em mais de 2000 mil municípios. No estado do Rio temos trabalhado em sintonia para a arte ser cada vez mais priorizada”, ressaltou o presidente da Fecomércio Rio, Antonio Queiroz.

Encontro debaterá gestão cultural

O Festival Hola Rio ainda promoverá um encontro com Gestores culturais, curadores e agentes do mercado internacional de artes, que estão mobilizados para participar presencialmente do “Encontro Brasil e Espanha de Gestão e Difusão Cultural”, que acontece dentro da programação da mostra nos dias 11 e 12 de setembro.

Sobre o edital “Casa de América”

A chamada pública foi lançada pela Sececrj em junho, oferecendo premiação total de R$ 3.780.500. A iniciativa teve como objetivo promover o intercâmbio dos artistas e a internacionalização da cultura fluminense na Europa, por meio da ocupação de um dos mais importantes centros de arte da Espanha. O edital foi dividido em cinco categorias: dança, teatro, música, artes visuais e internacionalização artística e cultural.