fbpx

Giro no RJ debate a produção de frutas na região serrana


A próxima live do projeto Giro no RJ – 92 municípios em ação! vai abordar o tema “As frutas da Região Serrana e os seus derivados”, na segunda-feira (21), às 19h, nas páginas do Facebook e Youtube da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (Sececrj). Os municípios, como Nova Friburgo, são os principais produtores de frutas do estado do Rio. Morango, caqui e uvas são exemplos de alimentos que garantem o fomento da economia local para diversas famílias.  

Segundo informações da Secretaria de Estado de Agricultura do Rio, somente o morango tem uma produção de 954,8 toneladas por ano. A fruta é muito usada na produção de receitas como tortas, doces e geleias. Também se destaca o vinagre de caqui, que ajuda na digestão, no equilíbrio do colesterol e até na perda ou manutenção do peso.  

A live será apresentada pela assessora especial da Sececrj Silvia Blumberg e terá as participações dos produtores rurais Fernanda Schuenck, Dalton dos Santos Gripp e Ricardo Belo; do engenheiro agrônomo Emater Martinho Belo; e do humorista Hubert Aranha. 

 – O Giro no RJ tem cumprido o seu objetivo de criar um diálogo sobre as vocações do estado do Rio de Janeiro. Alimentamos as conversas com a participação de especialistas, que apresentam os benefícios da produção não só para aquela região, mas para o estado – conta Silvia Blumberg, idealizadora do Giro no RJ – 92 municípios em ação!  

Durante a pandemia da Covid-19, o projeto está sendo realizado em lives nas plataformas digitais. No primeiro programa, os participantes apresentaram a cadeia produtiva da pesca e sua ligação com a cultura e as economias criativa e circular em todo o estado. No segundo, o debate foi sobre o cultivo das flores, já que a floricultura é um ramo do agronegócio que cresce a cada ano no estado, sendo o segundo maior produtor do país, com uma produção anual de 560 milhões de flores.

Serviço

Projeto Giro no RJ – 92 municípios
Onde: Youtube e Facebook da Sececrj
Quando: Terça-feira, 21 de setembro, às 19h