fbpx

Parque Lage apresenta Festival Ópera na Tela


Festival Ópera na Tela
Foto: Renato Mangolin

A edição 2019 do festival Ópera na Tela, tradicionalmente realizado no Rio de Janeiro, proporciona a experiência de assistir às montagens mais grandiosas da ópera em tela gigante, com alta qualidade de som e imagem, cadeiras confortáveis e preços acessíveis. 

No Rio, o Parque Lage recebe mais uma vez o evento que começa em 31 de outubro e se estende até 12 de novembro. Em cada cidade, uma tenda será montada a céu aberto para a exibição de uma récita por dia. Na sequência, o festival segue para salas de cinema de diversas capitais do país com programação até meados de 2020. 

O evento, que já é sucesso há quatro edições na capital carioca e reúne os aficionados. Os títulos, em cópias digitais e legendadas, integraram a temporada europeias recente e trazem diversidade na programação em montagens clássicas e releituras mais contemporâneas, tornando a atualidade lírica mundial acessível ao público brasileiro.

Giuseppe Verdi é um dos grandes homenageados desse ano, com a exibição de cinco de suas mais famosas composições de ópera. Destaque para a “A Traviata”, apresentação que marca a estreia do diretor Simon Stone – um dos mais notáveis no teatro hoje – na Ópera Nacional de Paris.

“Falstaff”, a última ópera de Verdi, regida pelo maestro Daniel Barenboim, um dos mais proeminentes músicos do fim do século XX e início do XX1.

“Atilla”, que abriu a temporada lírica do Scala de Milão 2018/2019, um dos mais importantes e prestigiados teatro de ópera do mundo, e com IIdar Abdrazakov, o bass mais famoso do momento.

Destaque também para “O Trovador”, drama em quatro atos com a soprano superestrela Anna Netrebko, no papel de Leonora, cantando pela primeira vez diante dos 20 mil espectadores da Arena de Verona numa última encenação monumental de Zefirelli, falecido em junho de 2019.

E “Rigoletto”, outra obra muito popular encenada no deslumbrante palco flutuante do Festival de Bregenz, com uma engenharia espetacular.

No dia 13 de novembro, às 15h, na Biblioteca Parque Estadual, haverá uma sessão comentada tendo como principal público as pessoas em situação de rua que frequentam o espaço.