4ª Edição do Cine Tamoio – Festival de Cinema de São Gonçalo

21/09/2019 a 28/09/2019

Este ano o Festival de Cinema de São Gonçalo vem com algumas novidades, na abertura do evento, o público poderá prestigiar a exibição do Documentário ‘A Pedra’, do diretor de Davidson Davis Candanda, e após exibição participar do bate papo com a produção do filme. O evento traz ainda novas categorias competitivas, como Melhor Filme de Terror e Melhor Cartaz (Designers), além da Rodada de Negócios para profissionais do audiovisual.

Outra novidade é a inserção de temática no Cine Tamoio. “Quantos Negros Cabem no Cinema?”, de acordo com os organizadores o tema foi escolhido para provocar reflexão na sociedade e nos realizadores do cinema nacional, além de dialogar com todo o projeto o tema faz referência ao casal de artistas Chica Xavier e Clementino Kelé que serão os homenageados desta edição.

De acordo com o cineasta Alberto Sena, o tema do evento tem como objetivo desinvisibilizar centenas de negros e negras realizadores de audiovisual que por consequência do racismo institucional não ocupam lugar de protagonismo no cinema. “O Cine Tamoio vem crescendo a cada ano e chegando na sua 4° Edição em 2019, consolida seu nome no circuito de Festivais de grande porte no Estado e no País. O Tema do Festival este ano (Quantos Negros Cabem no Cinema?) veio da necessidade de criar meios de viabilizar o protagonismo para cineastas negrxs que em sua maioria são moradores das periferias. O Cine Tamoio ganhou notoriedade por dar voz a quem de direito.

O evento tem programação gratuita e será realizado entre os dias 21 à 28 de Setembro, no SESC – São Gonçalo e em diversos pontos da cidade.

Durante a programação do Cine Tamoio, além das exibições dos filmes selecionados e da noite de premiação, o público poderá participar de debates sobre grupos sociais, oficinas de audiovisual e exposições. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São Gonçalo, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Fundação de Artes de São Gonçalo (Fasg), da Secretaria Municipal de Educação, apoio da Comissão de Combate às Discriminações da ALERJ, além da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Superintendência de Audiovisual (SUPAV), OAB – São Gonçalo e o SESC.

Segundo o cineasta Márcio Paixão, que recebeu a premiação de melhor filme na categoria Júri Popular na 3ª edição em 2018, com o filme “É a minha voz que você tem que ouvir”, o cinema é um campo político e ecoa potência que mobiliza tanto os que fazem quanto os que assistem. “o Cine Tamoio entendeu a potência e a importância de um trabalho como o nosso enquanto ferramenta de transformação social, eles enxergam o cinema como um instrumento artístico para visibilidade e ação dessa transformação”, declarou Márcio.

Os interessados poderão encontrar o Formulário de Inscrições, Declaração de Autoria e Edital através do link https://bit.ly/2W81aP2. A lista de selecionados para as mostras competitivas será divulgada no dia 10 de agosto de 2019.

A programação completa do evento está disponível na Fan Page do Cine Tamoio - Festival de Cinema de São Gonçalo. O Sesc São Gonçalo fica na Av. Pres. Kennedy, 755 - Estrela do Norte, São Gonçalo.

Apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa através da Superintendência do Audiovisual.

Serviço:

Evento: 4ª Edição do Festival de Cinema de São Gonçalo
Data: 21 à 28 de Setembro
Local: SESC – São Gonçalo, Av. Pres. Kennedy, 755 - Estrela do Norte, São Gonçalo.