Abertas inscrições para 4º Festival de Cinema de São Gonçalo

Os interessados têm até o dia 30 de junho para se inscreverem

O Coletivo Ponte Cultural abriu, em 17 de maio, as inscrições para a 4ª Edição do Cine Tamoio – Festival de Cinema de São Gonçalo. O evento receberá inscrições para curtas-metragens de até 30 minutos de duração até o dia 30 de Junho.

Este ano o Festival vem com algumas novidades: na abertura, o público poderá prestigiar a exibição do Documentário “A Pedra”, do diretor Davidson Davis Candanda, e participar do bate-papo em seguida com a produção do filme.

O evento traz, ainda, novas categorias competitivas, como Melhor Filme de Terror e Melhor Cartaz (Designers), além da Rodada de Negócios para profissionais do audiovisual.

Outra novidade é a inserção de temática no Cine Tamoio. “Quantos Negros Cabem no Cinema?”, assunto selecionado para debate, foi escolhido, segundo os organizadores, para provocar reflexão na sociedade e nos realizadores do cinema nacional. Além de dialogar com todo o projeto, faz referência ao casal de artistas Chica Xavier e Clementino Kelé, que serão os homenageados desta edição.

De acordo com o cineasta Alberto Sena, o tema do Festival de Cinema de São Gonçalo tem como objetivo dar visibilidade a centenas de negros e negras realizadores de audiovisual que, em decorrência do racismo institucional, não ocupam lugar de protagonismo no cinema. O Cine Tamoio vem crescendo a cada ano e, em sua 4° edição em 2019, consolida seu nome no circuito de festivais de grande porte no estado e no país.

Mariana Luiza, Estudante de Montagem 2, venceu Festival de Cinema de São Gonçalo 2018
Reprodução: Cristiano/ES

O tema do Festival deste ano, “Quantos Negros Cabem no Cinema?”, veio da necessidade de criar meios de viabilizar o protagonismo para cineastas negros, que em sua maioria são moradores das periferias. O Cine Tamoio ganhou notoriedade por dar voz a quem de direito.

O evento tem programação gratuita e será realizado entre os dias 21 a 28 de setembro, no SESC – São Gonçalo e em diversos pontos da cidade.

Durante a programação do Cine Tamoio, além das exibições dos filmes selecionados e da noite de premiação, o público poderá participar de debates, oficinas de audiovisual e exposições.

O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São Gonçalo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Fundação de Artes de São Gonçalo (Fasg), da Secretaria Municipal de Educação, da Comissão de Combate às Discriminações da ALERJ, e também da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Superintendência de Audiovisual (SUPAV), OAB – São Gonçalo e SESC.

Segundo o cineasta Márcio Paixão, que recebeu a premiação de Melhor Filme na categoria Júri Popular na 3ª edição, em 2018, com o filme “É a minha voz que você tem que ouvir”, o cinema é um campo político e ecoa potência que mobiliza tanto os que fazem quanto os que assistem.

“O Cine Tamoio entendeu a potência e a importância de um trabalho como o nosso enquanto ferramenta de transformação social. Eles enxergam o cinema como um instrumento artístico para visibilidade e ação dessa transformação”, declarou Márcio.

Inscrições e Edital

Os interessados poderão encontrar o Formulário de Inscrições, Declaração de Autoria e Edital clicando no banner abaixo. A lista de selecionados para as mostras competitivas será divulgada no dia 10 de agosto de 2019.

A programação completa do evento está disponível na fanpage do Cine Tamoio – Festival de Cinema de São Gonçalo. O SESC São Gonçalo fica na Av. Pres. Kennedy, 755 – Estrela do Norte, São Gonçalo.

Serviço:

Evento: 4ª Edição do Festival de Cinema de São Gonçalo

Data: 21 a 28 de Setembro

Local: SESC – São Gonçalo, Av. Pres. Kennedy, 755 – Estrela do Norte, São Gonçalo.