fbpx

Sececrj terá estande com 30 expositores na Rio Artes Manuais

Maior feira de artesanato da América Latina acontece entre os dias 11 e 15 deste mês


Falta pouco para o início da 14ª edição da Rio Artes Manuais. E neste ano, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), em parceria com o Sebrae, terá um espaço próprio, o Estande RJ de Talentos, para promover o artesanato cultural fluminense. O local vai poder ser visitado durante o evento, entre os dias 11 e 15 de maio, no Centro de Convenções Expomag, Cidade Nova – Centro.

“Através do processo de seleção realizado na nossa Plataforma Desenvolve Cultura, chegamos à definição de 30 artesãos escolhidos, de diferentes regiões do estado, para representar bem a diversidade da cultura fluminense. Esse é um espaço da população e para a população”, ressalta a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

Peças em conchas da artesã Mauriceia Marcelino, de Campos dos Goytacazes

As 30 vagas oferecidas são gratuitas e vão atender pessoas como Rosana de Souza Viana, 53 anos, artesã e fundadora do Artes Carícas, junto com a filha Carina de Souza Viana, 23 anos. Elas pretendem promover a representatividade e enaltecer a beleza negra através da arte e da sustentabilidade.

“Quando montamos a Artes Carícas, estávamos em busca de um material que fosse fácil e barato de produzir. Começamos a fabricar bonecas a partir de garrafas de plástico e, então, tivemos a ideia de reutilizar resíduos que tiramos das praias e lagoas de Saquarema para desenvolver nosso artesanato. Hoje, nossa linha de produção é focada em bonecas pretas, para promover a representatividade através do nosso trabalho”, explica Rosana, moradora de Saquarema, Região dos Lagos.

Rosana Viana vai levar sua arte ao evento

Todas as vagas foram preenchidas por artesãos maiores de 18 anos ou entidades representativas (associações ou cooperativas). A convocatória priorizou profissionais que desenvolvem peças de artesanato dedicadas à promoção da cultura fluminense.

Rio Artes Manuais

A edição deste ano trará cerca de 50 estandes, que levarão à feira uma grande diversidade de produtos, oferecendo ao público oficinas com técnicas variadas. Utilizando o tema “Conexões”, a feira vai abordar várias formas de comercialização de artesanato, ressaltando as vertentes relacionadas à capacitação e negócios.

O salão de exposições conta com uma área total de 5 mil metros quadrados, além de um salão nobre com mil metros quadrados, onde será realizada a entrada dos visitantes.

Serviço

Data: entre os dias 11 e 15 de maio
Horário: das 10h às 19h
Local: Centro de Convenções EXPOMAG (antigo SulAmérica), na Cidade Nova – Centro.
Ingressos: https://rioartesmanuais.com.br/