fbpx

Governo do Estado garante calendário de shows para a população em 2022

Atrações contam com investimento de mais de R$20 milhões via Lei de Incentivo à Cultura


A cultura retomou suas atividades em 2021 e, neste ano, o Governo do Estado garante um calendário recheado de atrações. Durante o primeiro semestre de 2022, com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC), serão realizados eventos para todos os gostos em diversos espaços públicos do Rio de Janeiro, com investimento superior a R$20 milhões. O público fluminense contará com shows de renomados artistas, como Jorge Aragão, Barões da Pisadinha, Nando Reis, Ludmilla e Iza. Já neste sábado (8), tem início o Claro Verão, em Ipanema. 

O movimento de retorno das atividades econômicas e culturais vem sendo realizado pelo Governo, gradativamente, nos últimos meses. A fase atual leva em conta o avanço da vacinação em solo fluminense, uma vez que 73% da população acima de 12 anos está imunizada (duas doses ou dose única).

“O acesso à Cultura é direito de toda população e um dever do Estado. Além do investimento no lazer para as pessoas, os eventos realizados através da LIC movimentam todo um setor da economia fluminense que foi amplamente prejudicado em 2020, começou a reerguer-se em 2021 e que, com o avanço da vacinação no estado, terá um 2022 pleno para seguir em frente”, disse o governador Cláudio Castro.

Para a realização dos eventos, o Governo do Estado conta com grandes parceiros, entre eles a Vivo, Claro e Tim. O fomento à cultura se dá através da LIC, que garante incentivo fiscal a empresas a partir da conversão do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em patrocínio a projetos culturais.

“O propósito da LIC é este: levar a cultura para todo o estado. Estamos diversificando a agenda de eventos, não só com shows na capital, mas em outras cidades também. Essa diversidade também pode ser observada no repertório musical que vamos oferecer. Teremos artistas para todos os gostos, desde o rock, passando pelo pagode e samba, até o sertanejo e forró”, destaca a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

Conheça os festivais

O primeiro grande evento será o Claro Verão Rio, que vai ocupar a Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, e o Teatro Popular de Niterói, entre os dias 8 e 20 de janeiro, com grandes nomes da música, como Evandro Mesquita, Paulinho Moska, Nando Reis e Toni Garrido.  Ainda no primeiro mês do ano, o Festival Acordes do Amanhã promete agitar as praças públicas nas cidades de Paraíba do Sul, Petrópolis, Areal, São Gonçalo e Rio de Janeiro com mais de 150 apresentações, entre os dias 14 e 21. Já em Vigário Geral, a banda AfroReggae e o cantor Ferrugem chegam no dia 16 para animar o festival Levanta Rio.

O Estado também garante programação em Madureira e na Costa Verde, com o Festival Verão & Música, que vai levar os melhores shows para o Parque Madureira e Mangaratiba, entre 15 de janeiro e 13 de fevereiro, com apresentação de nomes como Zé Neto e Cristiano, Diogo Nogueira e Barões da Pisadinha. Seguindo em fevereiro, a Praia de Ipanema vai ser palco de dois grandes eventos: o Vivo na Praia e o Verão Mais Elas. O primeiro conta com Xande de Pilares na programação e vai do dia 5 ao dia 13. Já o segundo será um evento com composição artística 100% feminina e acontece entre os dias 11 e 20.

Parque Madureira recebe o Festival Verão & Música / Foto: Leonardo Ferraz

Para realizar o “esquenta” do Carnaval 2022, o festival Casa Bloco receberá todos os tipos de manifestações culturais da maior festa brasileira: afoxés, fanfarras, blocos, frevos, cordões, entre outras. Em sua terceira edição, o evento tem como proposta mostrar a extensa pluralidade de ritmos com os quais o carnaval se manifesta e acontece entre os dias 11 e 20 de fevereiro, na Casa França Brasil, no Centro.

Chegando a março, o Festival TIM Music Verão Rio tomará conta da Praia de Ipanema. Serão realizados quatro eventos (12, 13, 19 e 20), com duas apresentações musicais por dia, incluindo Seu Jorge, Ludmilla e Iza. Ainda no mês das mulheres, o Verão nas Comunidades chega ao Morro da Mangueira, Vila Cruzeiro, Alemão, Cidade de Deus, Pilar, Pantanal e Duque de Caxias.

Fechando o calendário do mês três e seguindo para abril, o Noites Cariocas será palco para grandes artistas entre os dias 13/03 e 9/04, no Morro da Urca. O evento traz Capital Inicial, AnaVitória, BaianaSystem e muito mais. O quarto mês do ano também recebe o Louvorzão 93fm: evento voltado para o público cristão, com realização na Quinta da Boa Vista, São Cristóvão, e presença de diversos artistas renomados do segmento, como Bruna Karla, Cassiane, Kleber Lucas.

Já em maio, a tradicional Rádio Cidade – A Rádio Rock faz aniversário. O evento de comemoração acontece no dia 8/05, no Parque Madureira, e conta com shows gratuitos de artistas renomados do rock brasileiro, que prometem agitar o público de cerca de 20 mil pessoas. Paralamas do Sucesso, Nando Reis e CPM22 estão entre as atrações.

Quinta da Boa Vista será palco do Louvorzão 93fm / Foto: Leonardo Ferraz

Estado garante calendário: confira abaixo as atrações

CLARO VERÃO
Local: Casa de Cultura Laura Alvim – Ipanema, Rio de Janeiro
Data: 08 a 20 de janeiro
Atrações: Toni Garrido, Evandro Mesquita, Paulinho Moska, Nando Reis

ACORDES DO AMANHÃ
Local: São Gonçalo, Areal, Petrópolis, Paraíba do Sul e Rio de Janeiro
Data: 14 a 21 de janeiro
Atrações: + de 150 atrações em praças e espaços públicos de forma gratuita

LEVANTA RIO
Local: Praça Tropicalismo, Vigário Geral
Data: 16 de janeiro
Atrações: banda AfroReggae, Ferrugem e DJs

FESTIVAL DE VERÃO E MÚSICA
Local: Parque Madureira e Mangaratiba
Data: 15/01 a 13/02 (Madureira)
27/01 a 30/01 (Mangaratiba)
Atrações: Jorge Aragão, Diogo Nogueira, Barões da Pisadinha, Zé Neto e Cristiano e muito mais

VIVO NA PRAIA
Local: Praia de Ipanema
Data: 05 a 13 de fevereiro
Atrações: Bloco da Favorita, Xande de Pilares, Mumuzinho e Thiago Martins

VERÃO MAIS ELAS
Local: Praia de Ipanema
Data: 11 a 20 de fevereiro
Atrações: Evento 100% feminino com DJs, palestra sobre empreendedorismo e workshops

CASA BLOCO 2022
Local: Casa França-Brasil
Data: 11 a 20 de fevereiro
Atrações: Roberta Sá, Baby do Brasil, Dona Nete, Elba Ramalho e muito mais

AUE – CARNAVAL 2022
Local: Santo Cristo, RJ
Data: 25, 26, 27 e 28/02; e 4 e 5/03
Atrações: Alceu valença, Silva e Duda Beat

TIM MUSIC VERÃO RIO
Local: Praia de Ipanema
Data: 12, 13, 19 e 20 de março
Atrações: Seu Jorge, Ludmilla + Xamã, Criolo & Lineker e Iza.

VERÃO NAS COMUNIDADES
Local: Morro da Mangueira, Vila Cruzeiro; Alemão, Cidade de Deus, Pilar e Pantanal e Duque de Caxias e muito mais.
Data: a partir de 13 de março
Atrações: DJs, MCs e grupos de samba diversos

NOITES CARIOCAS
Local: Morro da Urca
Data: 13 de março a 9 de abril
Capital Inicial, AnaVitória, BaianaSystem e muito mais

LOUVORZÃO 93fm
Local: Quinta da Boa Vista
Data: 15 de abril
Atrações: Bruna Karla, Cassiane, Kleber Lucas e muito mais.

ANIVERSÁRIO RÁDIO CIDADE
Local: Parque Madureira
Data: 8 de maio
Atrações: Nando Reis, Paralamas e CPM22