Estado do Rio de Janeiro realiza a etapa final da 5ª Conferência Estadual de Cultura

O evento reúne sociedade civil e poder público para definir o futuro da cultura no Estado

Após um intervalo de mais de 5 anos, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio do Fundo Estadual de Cultura, realiza nos dias 23, 24 e 25 de janeiro, a etapa final da 5ª Conferência Estadual de Cultura, que tem como tema “Democracia e Direito à Cultura”. A abertura do evento acontece no Teatro Riachuelo, no Centro do Rio, a partir das 14h, e os últimos dois dias serão realizados na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a partir das 9h.

Os encontros vão promover debates sobre o futuro da cultura no Estado, com participação ativa dos delegados eleitos durante as conferências municipais e encontros setoriais, que aconteceram durante as primeiras etapas da Conferência, no segundo semestre de 2023. O evento busca reunir a sociedade civil e os representantes do poder público para que, em conjunto, tracem diretrizes para a criação de políticas públicas que beneficiem várias áreas no setor cultural, como literatura, teatro, circo, dança, artes visuais, música, cultura tradicional, popular e indígena, audiovisual, museu e patrimônio cultural. As demandas locais, definidas no evento, serão apresentadas na 4ª Conferência Nacional de Cultura, que será realizada em março deste ano, após 10 anos de hiato.

“Será uma grande oportunidade de discussão entre a sociedade civil e os entes governamentais, com objetivo de debater políticas, programas e ações a serem desenvolvidas. A conferência será o local onde todas essas ideias vão culminar em um espaço democrático de discussão, com ampla participação popular. Temos como prioridade, durante esta etapa, discutir o fortalecimento do Sistema Estadual de Cultura, tendo o Conselho, o Plano e o Fundo como seus principais pilares”, explica a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

Parte interna do Teatro Riachuelo / Foto: Divulgação

A abertura, no Teatro Riachuelo, contará com apresentação da Orquestra Harmônicos de Conservatória, que atua com educação musical para crianças e jovens das comunidades do distrito de Valença, no Sul do Estado. A cantora Juliana acompanha o grupo. Compõem a mesa intitulada de “Democracia e Direito à Cultura – afetos e relações humanas”, a Secretária Danielle Barros, o escritor, consultor, professor e doutor em filosofia, Renato Nogueira, além da atriz, roteirista, jornalista e consultora de audiodescrição em conteúdos artísticos, Moira Braga. Para o segundo dia, que acontece na UERJ, o Bloco Loucura Suburbana dá o tom da programação e o encerramento, no dia 25, fica por conta do grupo Jongo da Serrinha.

Etapas do processo

Foram realizadas 65 conferências municipais no ano passado e 3 intermunicipais, com o objetivo de mobilizar agentes culturais em todo o Estado, resultando em mais de 90% de adesão dos municípios participando do processo inicial, um marco histórico para o Estado do Rio. Em dezembro, a primeira etapa, de forma on-line, foi realizada e contou com três dias de diálogos temáticos abertos ao público, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

Mesa de debate durante a etapa online da Conferência, em dezembro / Foto: Gui Maia

A etapa final conta com mais de 600 profissionais da cultura credenciados e mais de 700 pessoas são esperadas para o evento, entre os agentes credenciados e convidados. Segundo a Comissão Organizadora do evento, a Conferência vai contribuir decisivamente para os rumos da cultura no Estado do Rio de Janeiro com a retomada da democracia e dos debates políticos sobre o Plano Estadual de Cultura, além de avaliar o que foi construído até aqui e determinar ações para os próximos dois anos.

Serviço5ª Conferência Estadual de Cultura do Estado do Rio de Janeiro

Datas: 23 a 25 de janeiro de 2024
23 de janeiro – abertura no Teatro Riachuelo, às 14h
24 e 25 de janeiro – Grupos de Trabalho e plenária final