fbpx

Inepac e Prefeitura de Campos formalizam escritório técnico no Norte Fluminense

Encontro com prefeito Wladimir Garotinho garantiu a liberação do espaço para o patrimônio


O Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) realizou, em conjunto com a prefeitura de Campos dos Goytacazes, uma visita técnica no Museu Histórico da cidade. O equipamento cultural irá receber o Escritório Técnico da Região Norte do instituto de patrimônio, vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

O anúncio foi feito em conjunto pelo prefeito de Campos, Wladimir Garotinho e a diretora do Inepac, Ana Cristina Carvalho em visita à cidade na última terça-feira. O escritório técnico da região norte ficará no Solar do Visconde de Araruama, que abriga também o Museu Histórico de Campos, no Centro da cidade.

De acordo com a diretora do Inepac, Ana Cristina Carvalho, que visitou o espaço junto com a coordenadora do Museu, Graziela Escocard e o gerente de formação, Flávio Mattos, a riqueza histórica de Campos e da região norte precisam de apoio e acompanhamento do estado.

“Ficamos encantados com a beleza do Solar do Visconde de Araruama e ter em um equipamento cultural, tombado pelo Inepac, o nosso escritório técnico regional só reforça a importância da pauta da cultura e da preservação dos nossos bens. O imóvel estar situado numa região central, facilita para todos os municípios do norte. Agora estamos nas tratativas finais da montagem da equipe do escritório para podermos inaugurar o espaço o mais breve possível”, reforçou.

TOMBAMENTOS EM CAMPOS

Ao todo a região norte do estado do Rio conta com 16 tombamentos realizados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Deste, nove são no município. Além do Museu Histórico são tombados pelo Inepac o Coreto na Praça Barão do Rio Branco, a Mata Atlântica Serra do mar, o Canal Campos/Macaé, o Hotel Amazonas (antiga casa do Barão de Pirapitinga), o Hotel Gaspar, a Lira de Apolo, o Colégio Estadual Nilo Peçanha e o Liceu de Humanidades.

CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES

O encontro do Inepac com a cultura de Campos também garantiu a realização para o mês de maio do curso de Educação para o Patrimônio Cultural, que será oferecido para professores da rede pública da cidade e servidores.

“A convocatória será realizada pela secretaria municipal de cultura. E será voltado para todos os professores.
O Curso de capacitação visa a tornar os professores braços da preservação do patrimônio cultural despertando nos alunos o interesse pela memória, e pela história do município”, afirmou Leonardo Alves, diretor do Departamento de Pesquisa e Documentação do Inepac.