fbpx

Escolas e blocos têm que caprichar nos projetos dos festivais online

Proponentes procuram tirar dúvidas durante o prazo de inscrições


Caroline Tuler, presidente da Comissão Técnica Permanente de Elaboração de Editais e Análise de Projetos Culturais do Fundo Estadual de Cultura, explica os principais critérios dos editais de premiação de carnaval lançados pela SECEC

Quais são as principais dúvidas dos proponentes sobre os editais de carnaval até agora?
– São sobre a realização das propostas, as condições de participação e a comprovação de mérito cultural.
Sobre a realização das propostas, elas precisam ser no formato de festival virtual. No caso dos blocos, deverão ser realizadas apresentações virtuais de suas atividades. No caso das escolas de samba, deverá ser realizada a escolha de Samba Enredo e/ou de apresentação do Samba Enredo e dos segmentos das escolas para o carnaval de 2022. Ambas precisam ter realização, obrigatória, em território fluminense e devem ser compostas de, no mínimo, três ações sendo uma delas, obrigatoriamente, uma apresentação musical do bloco ou da escola. Todas as ações do projeto deverão ficar disponíveis, gratuitas.

Quais são os principais critérios para a classificação?

– Por ser um edital de credenciamento, é necessário atender os requisitos obrigatórios elencados nos itens 5 e 8 dos Editais quanto às condições de participação e da inscrição, incluindo a apresentação das três ações obrigatórias em formato de festival virtual. Diante disso, os blocos ou escolas que tiverem maior comprovação de atividades carnavalescas, através de portfólio e o maior número de comprovantes de mérito cultural têm a chance de melhor se classificar dentro das vagas disponibilizadas. Do mesmo modo, a ordem de inscrição também conta como critério de classificação.

Em caso de empate, que critérios serão usados para a escolha?
– Serão usados os critérios de classificação elencados no item 10.1 dos editais, na seguinte ordem:
I) Comprovação de atividades carnavalescas ininterruptas, por intermédio da apresentação do portfólio conforme descrito no subitem 3.2.
II) Número de comprovantes de mérito cultural, conforme descrito no item 8.4, alínea “k”;
III) Ordem de inscrição.

Quais são os próximos passos desse processo?

– As inscrições vão até às 18h do dia 25/05/2021. A próxima etapa é a publicação dos Habilitados e Inabilitados (Resultado Preliminar), que se dará em três dias úteis após o encerramento das inscrições. Após a publicação do Resultado Preliminar, os proponentes inabilitados poderão recorrer no prazo de três dias úteis.

Que tipo de apresentação pode ser montada pelos blocos e escolas de samba?

– Propostas de Festivais Virtuais. No caso dos blocos, as propostas ficam a cargo dos grupos que vão elaborar seus projetos de acordo com seu perfil e podem ter caráter tanto mais de entretenimento quanto mais didático, desde que tenha relação com o carnaval. No que tange às escolas, deverão abranger a escolha de Samba Enredo e/ou de apresentação de Samba Enredo e dos segmentos da Escola de Samba para o carnaval de 2022. Como já disse anteriormente, ambas precisam ter realização, obrigatória, em território do Estado do Rio e as propostas precisam incluir três ações, sendo que pelo menos uma delas uma apresentação musical do bloco ou escola.
Todas as ações do projeto deverão ficar disponíveis, gratuitamente, por dois anos, em um link aberto.