SECEC pé na estrada: equipe planeja visitar todas as regiões do estado

Equipe SECEC já percorreu municípios do Sul Fluminense, Noroeste Fluminense, dentre outras regiões do Estado

O compromisso da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa é integrar e atender demandas e especificidades de todos os municípios do Estado. Com esse objetivo, o nosso secretário Ruan Lira, junto à equipe SECEC, está percorrendo todas as regiões do estado do Rio de Janeiro. Conhecer e prestigiar a cultura local é nosso foco.

Barra do Piraí

O Secretário Ruan Lira começou, dia 24 de julho, uma extensa viagem pelo interior do Estado, para conhecer de perto as necessidades e riquezas culturais de alguns dos nossos 92 municípios. Em Barra do Piraí, a 100km da cidade do Rio de Janeiro, conheceu a área da Expo de Barra do Piraí, na companhia do prefeito Mário Esteves e equipe. Ruan participou do lançamento do projeto de restauro da antiga estação ferroviária da cidade, que irá se transformar num moderno centro cultural. Na simpática cidade do Sul Fluminense, Ruan Lira foi homenageado com uma moção de honra e o título de cidadão barrense.

SECEC em Barrado Piraí
Secretário Ruan Lira é recebido em Barra do Piraí pelo prefeito Mário Esteves

Paraíba do Sul

Em Paraíba do Sul, cidade privilegiada pelo clima, considerado um dos melhores do mundo, o prefeito Alessandro Bouzada apresentou ao Secretário o patrimônio de grande valor histórico e arquitetônico. Os dois abriram, juntos, a Caravana Rio Criativo em Paraíba do Sul, que buscou incentivar o empreendedorismo cultural local, por meio de seis oficinas.

Secretário de Cultura e Economia Criativa é recebido em Paraíba do Sul pelo prefeito Alessandro Bouzada

Miracema

A caravana da SECEC chegou a Miracema, no Noroeste Fluminense, na última segunda-feira (29/07). Ciceroneado pelo prefeito Clovinho Tostes e pelo Secretário de Cultura Dadade Tostes, Ruan foi apresentado a projetos desenvolvidos na região e fiscalizou o estado de conservação dos bens históricos, cerca de 150 tombados pelo Inepac. Outro assunto bastante comentado foi o cinema que a cidade ganhará em breve, iniciativa que faz parte do projeto “Cinema da Cidade”, convênio com a Ancine, gerenciado pela Caixa Econômica Federal.

Miracema
Prefeito de Miracema, Clovinho Tostes, apresenta a cidade para secretário

Cambuci

A terça-feira (30/07) foi corrida: a equipe da SECEC passou por Cambuci – quando foi recebida pelo Secretário de Cultura Clovis Hernandes – e São José de Ubá, dia que terminou com solenidade na Câmara de Vereadores do município.

Equipe SECEC foi recebida pelo Secretário de cultura de Cambuci, Clovis Hernandes. Recepção na prefeitura de Cambuci.

Itaocara

A caravana da Secretaria voltou para a cidade do Rio de Janeiro e já, na tarde da quarta-feira (31/07), todos estavam em Itaocara, recebidos no centro artístico e cultural Henrique Rezende pelo prefeito Manoel Faria e pelo Secretário de Cultura Manoel Moraes Júnior.

Secretário de cultura e economia criativa visita Centro artístico e cultural Henrique Rezende, em Itaocara

Campos dos Goytacazes

Já no Norte Fluminense, nesta quinta-feira (01/08) o grupo do Secretário amanheceu em Campos dos Goytacazes. A agenda terminou na Expoagro, com show dos Detonautas ao lado do prefeito Rafael Diniz.

Próximos destinos

Nesta sexta-feira (02/08), está programada, pela manhã, uma visita a São Francisco do Itabapoana, onde Ruan Lira conhecerá a prefeita Francimara Lemos e a Secretária de Educação e Cultura Cinthia Santana.

O tour ao interior fluminense se encerra com a ida a São João da Barra, onde o representante do executivo municipal também é uma mulher, a prefeita Carla Maria Machados dos Santos.