fbpx

eMuseu do Esporte lança exposição sobre os 70 anos do Maracanã

Pelo site, é possível se emocionar com as lembranças do principal estádio do Brasil, palco de duas finais de Copa do Mundo


Um gigante de 70 anos com muita história para contar. Nesta semana, o eMuseu do Esporte – museu virtual que reúne as memórias do esporte brasileiro – abriu a exposição virtual em homenagem ao Maracanã, que faz parte da história esportiva brasileira, sendo uma referência mundial. Pelo site é possível se emocionar com as lembranças do amigo “Maraca” e tudo sem sair de casa. Lançado em abril, o eMuseu tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, que oferece apoio técnico ao eMuseu, através da Superintendência de Museus e também do Sistema Estadual de Museus. 

Toda a navegação é através de uma plataforma 3D, em uma visita guiada pelo eMuseu do Esporte. Nesta exposição, o visitante vai se encantar com imagens da construção do Maracanã, no fim dos anos de 1940; rever a derrota na final da Copa do Mundo de 1950; festejar as classificações para os Mundiais de 1970 e 1994; se emocionar com o milésimo gol de Pelé; dar adeus à genialidade de Garrincha; e sentir mais uma vez o brilho das Olimpíadas de 2016.

Passagens marcantes dos clubes no Maracanã também são eternizadas na exposição, assim como apresentações de grandes astros da música internacional e nacional: Frank Sinatra, Roberto Carlos, dentre outros. A curadoria desta exposição contou com a SUDERJ, e com os Professores Dr. Lamartine DaCosta (UERJ), Dr. Silvio Telles (UERJ e UFRJ), Ms. Rodrigo Vilela e Caio Serpa, os dois últimos são alunos do Programa de Pós Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da UERJ.

Lançamento em abril

No dia 19 de abril foi realizado o lançamento oficial do eMuseu, com estreia da exposição temporária virtual Ciência x Mitos: na Copa de 1970 de futebol, de curadoria e acervo do Prof. Dr. Lamartine da Costa.
O eMuseu do Esporte é uma realização da empresa Gama Assessoria juntamente com a UERJ através da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Sociais e Cooperativas Sociais (ITECS) com Patrocínio da Enel Distribuição Ri e em conjunto com a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro, por meio da Lei de Incentivo, do Governo Estadual.