fbpx

Edital Elipse chega a sua 4° edição consecutiva

O Programa se mantém como o único mecanismo de incentivo à produção universitária no território nacional, fomentando criatividade, empregabilidade, representatividade e muito mais


Este é o 4° ano consecutivo que acontece o Programa Estadual de Fomento ao Curta Universitário – ELIPSE – e ele já faz parte do calendário universitário do Rio de Janeiro.

A cada edição são selecionados 12 projetos de curtas-metragens de diferentes universidades do estado. A cada ano podemos perceber o aumento do número de projetos inscritos e o crescimento dos realizadores que se inserem no universo profissional do cinema ao ganharem prêmios e participarem dos maiores festivais nacionais e internacionais como Festival de Cannes, Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, Mostra de Cinema de Tiradentes, Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, entre outros passando pelos continentes da Ásia, da África e da Oceania.

Todo ano é realizada uma sessão especial de estreia na sala do Cine Odeon Net-Claro lotada, espaço emblemático para o cinema brasileiro. Um júri formado por profissionais de cinema premia os filmes que se destacam e o Canal Brasil, além de cobrir o evento, seleciona curtas para serem comprados e exibidos na TV!

Atualmente o Programa se mantém como o único mecanismo de incentivo à produção universitária no território nacional, fomentando a criatividade, a empregabilidade, a representatividade, a dignidade e a diversidade dos jovens produtores culturais do Estado do Rio de Janeiro.

Nos últimos anos através desta ação possibilitamos a produção de 47 curtas-metragens, onde trabalharam diretamente na equipe técnica cerca de mil jovens, envolvendo 11 universidades e com o investimento de R$ 617.500,00 reais no total destes projetos.

A sessão de lançamento da 4ª edição do ELIPSE será no dia 05 de dezembro (quinta-feira), às 18h, no Cine Odeon Net-Claro, com a presença de todas as equipes proponentes, da Comissão de Seleção e do Júri. O evento terá cobertura do Canal Brasil e entrada gratuita, aberta ao público, com direito à pipoca e refrigerante.