fbpx

Diário Cultural Sececrj 2022 – Superintendência de Leitura e Conhecimento


A democratização dos recursos da pasta, investimento na ponta, inovação e lançamento de novos programas e projetos marcaram o 2022 da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj). E para ficar atualizado sobre tudo que aconteceu neste ano, acompanhe o nosso “Diário Cultural”, com edições especiais até esta sexta-feira (30/12). Iniciando essa jornada com o pé direito, vamos direto às páginas dos livros para saber o que foi realizado pela Superintendência de Leitura e Conhecimento (SLC). 

No campo da inovação e tecnologia, o ano foi marcado pelo lançamento da primeira biblioteca digital do estado do Rio de Janeiro. A Biblioteca Parque Digital permite que a população fluminense acesse, através da tela de um celular, tablet ou computador, mais de mil livros gratuitamente. A plataforma pioneira funciona como uma espécie de catálogo virtual, nos moldes das grandes redes de “streaming”, e tem também um setor exclusivo para audiobooks.

Mas para quem prefere seguir o modelo tradicional, folhear uma página e sentir o cheirinho do livro, a Sececrj também investiu na infraestrutura de 44 bibliotecas públicas, comunitárias, salas e pontos de leitura em todo o estado. Em parceria com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o projeto Leitura para Todos garantiu a doação de livros, TVs, computadores, microfones, caixas de som e 500 novos livros para todos os equipamentos contemplados.

Instituições contempladas no Leitura para Todos receberam certificado durante evento / Foto: Leonardo Ferraz

Além do Leitura para Todos, a Cultura do Estado seguiu oportunizando equipamentos em todo território fluminense por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP). Ao todo, foram mais de 32 mil livros doados para instituições públicas do Rio de Janeiro, fortalecendo e democratizando as práticas literárias em todas as regiões.

“O ano de 2022 foi quando, finalmente, pudemos testemunhar a retomada cultural do Estado do Rio de Janeiro. Isso passa, inevitavelmente, pelo fortalecimento de nossos equipamentos públicos culturais ligados ao livro e à leitura, como a Rede de Bibliotecas Parque. Novos espaços se aliaram à reforma de outros já consolidados, como o Circuito da Economia Criativa, na Biblioteca Parque Estadual, e o CineTeatro Eduardo Coutinho, na Biblioteca Parque de Manguinhos”, explica o superintendente de Leitura e Conhecimento, Yke Leon.

Fechando o calendário do ano com um evento muito especial, a Sececrj participou da 20ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Por meio da SLC, a Casa da Leitura e do Conhecimento apresentou uma grande variedade de opções culturais e promoveu a cadeia produtiva fluminense.

Visitantes puderam conferir diversas apresentações artísticas no estande da Sececrj na Flip

O espaço mais democrático da Flip abarcou mais de 30 propostas artísticas nos seguintes segmentos: música, literatura, patrimônio e audiovisual. O estande recebeu cerca de dois mil visitantes durante os cinco dias de evento.

“Como as nossas metas são ambiciosas e miram na utopia, temos plena consciência de que ainda há muito a ser feito. Porém, um momento como esse nos convida a olhar para trás e ver de onde saímos e o quanto caminhamos. Para o ano que vem, podemos esperar editais, concursos e muitas oportunidades para os fazedores de cultura ligados ao universo do livro e da leitura”, conclui Yke Leon. 

SERVIÇO – Leitura e Conhecimento

Como acessar a Biblioteca Digital

Primeiro, o usuário deve realizar cadastro presencialmente em uma das Bibliotecas Parque (Centro, Manguinhos e Rocinha). Após concluir este passo, o usuário ganhará um código para ter acesso a todas as funções da biblioteca digital e poderá pegar um livro por vez, por até 14 dias corridos, seguindo o modelo da biblioteca física. Quem já for cadastrado previamente basta entrar em contato pelo pelo e-mail bibliotecaparquedigital@cultura.rj.gov.br e solicitar o código.

A Biblioteca Parque Digital pode ser acessada através do site https://bibliotecaparquedigital.odilo.us/, ou pelo aplicativo Odilo. Na segunda opção, basta baixar a ferramenta em seu aparelho eletrônico, entrar e selecionar “biblioteca parque rio de janeiro”.

Endereço das Bibliotecas Parque

Centro: Avenida Presidente Vargas, nº 1261. Funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Rocinha: Estrada da Gávea, nº 454. Funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Manguinhos: Avenida Dom Hélder Câmara, nº 1184 – Benfica. Funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.