fbpx

Diário Cultural Sececrj 2022 – Escola da Cultura


Inclusão social, capacitação e democratização. A edição do Diário Cultural de hoje aborda um programa criado nesta gestão e que contempla diretamente estes três pilares: a Escola da Cultura. Nos últimos 12 meses, mais de 80 mil pessoas foram atendidas através dos diversos projetos realizados e incentivados pelo programa.  

Muitos parceiros fizeram parte dessa jornada e auxiliaram na execução das ações, como empresas, equipamentos públicos e instituições. O foco na democratização e qualificação dos fazedores de cultura seguiu como prioridade durante este ano, período em que pessoas de todas as regiões do estado foram atendidas.

“Nossa intenção ao criar a Escola da Cultura foi de garantir apoio aos municípios, incentivando atividades em todo o estado. O impacto na economia local, no turismo e na geração de renda tem sido de grande importância desde o início do programa, em meados de 2021”, destaca a subsecretária adjunta, Claudia Viana.

Visita do Passaporte Cultural ao AquaRio

A principal plataforma de democratização da Escola da Cultura é o Passaporte Cultural. Com o intuito de ampliar o acesso à cultura da população de baixa renda, além de incentivar a formação de plateia, o projeto atendeu cerca de 60 mil pessoas em 2022 e 85 instituições de 49 diferentes cidades. As ações contaram com apoio de 28 equipamentos parceiros, como Theatro Municipal, AquaRio, Museu do Amanhã e Parque Lage.

Outros projetos também fizeram parte da trajetória da Escola da Cultura e auxiliarem na capacitação e apoio aos fazedores de cultura, como o Arte para Todos, Centro de Referência do Artesanato da Baixada (CRAB), Literatura Acessível contra a Fome, Energia para Ler, Cursos de Capacitação do Sebrae e Drive Tour Cultural. 

Atividade sendo realizada durante o Drive Tour Cultural