Dia das Crianças no Theatro Municipal é festejado com visita guiada

Atores vão interagir com o público infantil contando a história do TM

Neste sábado (12/10), Dia das Crianças, o Theatro Municipal preparou uma programação interativa para o público infantil, às 15h.

O Prefeito Pereira Passos, que administrou o Rio de Janeiro de 1902 a 1906, é quem será o personagem que vai conduzir a visita pelo teatro, explicando detalhes da reforma do Rio de Janeiro do início do século XX e todo o movimento do Bota Abaixo. Ele ficou assim conhecido porque nada ficou de pé no Centro da cidade: largas avenidas surgiram para dar lugar aos primeiros carros, no lugar de cortiços e casas de cômodo.

O objetivo era construir uma nova fisionomia arquitetônica da cidade, seguindo o padrão francês da Belle Époque. Também foram feitas obras de esgotamento sanitário, de sistema de abastecimento de água e de escoamento das águas pluviais no Centro  e na Zona Sul.

Durante o passeio pelo Theatro, o Prefeito encontrará o escritor João do Rio. Como bom flâneur – nome que se dava para aquele que gostava de perambular pelas ruas, sem compromisso – o escritor contará ao público anedotas sobre essa fase da cidade e suas transformações.

O público também encontrará o artista Eliseu Visconti, responsável pela maioria das pinturas internas do Theatro. Ele falará sobre seu trabalho e técnica, sendo interrompido, num certo momento, pelas musas das artes, que estão retratadas nos belos vitrais e deles parecerão sair, para contar a simbologia por trás de suas figuras mitológicas. Uma programação imperdível para o Dia das Crianças!

Visita guiada teatralizada
12/10 às 15h