Curso gratuito de criação de jogos eletrônicos é lançado na Biblioteca Parque Estadual

Durante o evento, secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa anuncia edital voltado para a área

Jovens do Rio de Janeiro vão ter a oportunidade de realizar, gratuitamente, cursos voltados à área de jogos eletrônicos. Foi inaugurado, nesta sexta-feira (11/08), na Biblioteca Parque Estadual – Centro, o primeiro polo do projeto “Criar Jogos Labs” na capital fluminense. Durante o evento de lançamento, a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, aproveitou a oportunidade para anunciar que o primeiro edital da história do Rio de Janeiro voltado para a área está em fase final de elaboração e será publicado oficialmente em setembro.

“Após um longo processo de escuta em busca de atender às demandas da população, entendemos que os jogos eletrônicos devem estar dentro do guarda-chuva da cultura, pois conversam diretamente com os jovens, dialogam com a economia criativa, inovação, capacitação e geração de oportunidade. Não por acaso, agora estamos sendo a casa de um curso que conversa exatamente com essa área e, desta forma, vamos poder formar a nova geração de jovens criadores deste tipo de conteúdo”, ressalta a secretária.

Entre os objetivos do projeto estão difundir o campo de criação dos jogos eletrônicos entre os jovens, gerar conexão entre eles e impulsionar o mercado.

“O ‘Criar Jogos’ segue abrindo fronteiras pelo Brasil, agora com oito polos de ensino presencial, além da oferta do EAD. Tudo gratuito, sem cobrança de nenhuma taxa ou material. Provavelmente, já somos o projeto de ensino na área de criação de games e letramento digital com o maior impacto em larga escala no país. No geral, os cursos que existem são pagos e com pouco acesso à população”, comenta o idealizador e diretor de projetos da Burburinho Cultural, Thiago Ramires.

Sobre o Criar Jogos Lab

O projeto promove formação gratuita em desenvolvimento de “games” para jovens a partir de 12 anos, com ações educativas de tecnologia, aulas em laboratório e atividades lúdicas. Serão ofertadas 100 vagas, que devem ser preenchidas através do site www.criarjogos.com.br. As aulas começam ainda em agosto.

O curso é composto por oito módulos e pode ser realizado de forma presencial ou à distância. A grade inclui videoaulas, desafios e atividades organizadas por módulos, com avaliação ao final. Idealizada pela Burburinho Cultural, produtora com ênfase em transformação e inclusão social, a iniciativa foca na importância de se tratar o segmento como parte fundamental da cultura digital do país, tendo em vista que o Brasil é um dos maiores consumidores de jogos eletrônicos do mundo.

O Criar Jogos Labs é um projeto viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, BASF, Kinross, Grupo Boticário, BRQ, Sicredi, DataPrev, parceria da Visão Coop, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Escola da Cultura, e realização da Burburinho Cultural e Ministério da Cultura, Brasil União e Reconstrução, Governo Federal.

Sobre o edital de apoio à criação de jogos eletrônicos

O edital será voltado para pessoa jurídica com CNAEs específicos de produção de jogos eletrônicos, dividido em duas categorias: produção de jogos eletrônicos e criação de protótipos jogáveis. A premiação total será de mais de R$ 11.7 milhões, com cerca de 37 vagas disponíveis, a serem preenchidas através da plataforma Desenvolve Cultura.

Na categoria A, voltada à produção de jogos eletrônicos, serão aceitos projetos de criação e desenvolvimento de jogos eletrônicos, nos quais sejam previstas a realização de todas as etapas de desenvolvimento e a entrega de um jogo digital finalizado a ser disponibilizado para o público. Vão ser disponibilizados 16 prêmios de R$ 600.000,00 cada.

Já na categoria B, voltada à criação de protótipos jogáveis, serão aceitos projetos de criação e desenvolvimento de protótipos de jogos eletrônicos, nos quais seja prevista a construção de um jogo digital, considerando suas fases de design, e culminando na entrega de um protótipo pronto para uma futura implementação e testagem. Vão ser disponibilizados 21 prêmios de R$ 100.000,00 cada.