Cultura Solidária leva assistência para profissionais durante a pandemia

Em um momento de incertezas sobre a realização dos espetáculos e apresentações culturais, a união de ações garante a força da arte. Desde o início do isolamento social provocado pela Covid-19, em março, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) criou a campanha Cultura Solidária que, com a ajuda de parceiros, oferece assistência à artistas e profissionais que estão passando por dificuldades neste período. No total, até esta semana, foram doados 3.214 kits (alimentação ou higiene), 1.388 livros, 4.275 garrafas d’água e 2.400 máscaras.

A ação começou em meados de março, com auxílio a profissionais de 12 circos, na capital e interior. A Sececrj e o Sesc Rio, através do Programa Mesa Brasil, distribuíram kits de alimentos e de higiene para famílias que trabalham com a arte circense. Depois disso, a campanha foi estendida a outros grupos, como o Retiro dos Artistas, coletivos culturais e ONGs da Economia Criativa.

– Desde o início da pandemia, criamos um gabinete humanitário para atender os fazedores da cultura fluminense. Em um primeiro momento, a campanha começou pelos circos, com as famílias que foram afetadas com o cancelamento dos espetáculos. Depois, o movimento evoluiu e conseguimos atender coletivos, algumas secretarias municipais, ONGs e outros grupos. Com parcerias, estamos analisando todos os pedidos que chegam na Secretaria para, se possível, atender todos – disse a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

Durante a campanha, a Sececrj apoiou a ação de Dia das Mães da ONG Efeito Urbano no Morro da Providência, com a doação de mil kits com livros, material de higiene pessoal, máscaras e água. Para planejar melhor a arrecadação e distribuição dos kits, a Secretaria de Cultura está utilizando a Casa França-Brasil, importante centro cultural do Rio que completou 200 anos neste mês.

– Pelo menos 400 famílias foram beneficiadas pelo gabinete humanitário que foi montado na Casa França-Brasil. Não era a comemoração que esperávamos pelos 200 anos, mas sabemos da importância desse trabalho. No espaço, estamos auxiliando as ONGs SOS Staff e Salve Produções com o auxílio a profissionais dos bastidores dos espetáculos – conta Danielle Barros.

Na a campanha Cultura Solidária, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa contou com a parceria da Fecomércio RJ, Instituto Souza Cruz, RioSolidário, Unilever, Oh a Água, Audaz Filmes, Rio Filme e Prefeitura do Rio.