fbpx

Literatura Acessível e Cultura RJ em prol da solidariedade

Governo do Estado ajuda na campanha do Instituto Incluir contra a fome


Apoiado pela Escola da Cultura RJ, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, a campanha “Literatura Acessível Contra a Fome” chegou ao fim. Com apoio do RioSolidário, o Instituto Incluir e a Nova Transportadora do Sudeste (NTS), foram arrecadadas mais de 15 toneladas de alimentos para serem destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social. Nesta quarta, na Biblioteca Parque Estadual, foi realizada a entrega de parte das doações para o Sodalício da Sacra Família, uma das beneficiadas do programa Literatura Acessível.

Parte do grupo Cegos Pela Arte, que recebeu os donativos, fez uma apresentação no auditório da Biblioteca Parque. Durante a campanha, foram montados postos de troca de alimentos por livros na Escola de Cultura, no RioSolidario e no Liceu de Artes e Ofícios. Só na Escola de Cultura, instalada na Biblioteca, foram trocados 225 livros, que somaram à campanha 450 kg de alimentos. A Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, destaca a importância da aliança que se estabeleceu entre o poder público e a sociedade civil.

Integrantes do Sodalício da Sacra Família compareceram à Biblioteca Parque para retirar parte das doações arrecadas na campanha

“Cultura e Solidariedade caminham juntas e, para nós, a consolidação de uma importante parceria em prol do combate à fome, unindo a leitura e o conhecimento ao ajudar o próximo, mostra o sucesso de quando estado e sociedade civil trabalham em harmonia. A cultura tem este papel transformador na alma das pessoas, agora aliada com comida na mesa de quem tanto precisa“.

Disse Danielle Barros.

Leitura Acessível – Entenda a Campanha

A campanha “Literatura Acessível contra a Fome” promoveu a troca de livros da série Literatura Acessível, criada pelo Incluir, por alimentos – a cada exemplar correspondiam dois quilos. O início da campanha aconteceu em encontro no Palácio Guanabara, e coube à primeira-dama do Estado, Analine Castro, presidente de honra do RioSolidario, efetuar as primeiras trocas.

“Foi um projeto lindo, que o RioSolidario teve a alegria de abraçar. Juntos, motivamos a leitura e a solidariedade de muitos para apoiar quem precisa. Literatura com inclusão é pensar no próximo, no coletivo. Ampliar o acesso das pessoas com deficiência à cultura e, ao mesmo tempo, contribuir para a alimentação de famílias que estão vivendo em situação de fragilidade social é uma grande realização”.

afirmou Analine Castro.
Cerimônia de lançamento da Literatura Acessível aconteceu no Palácio Guanabara

União da Literatura Acessível para ajudar o cidadão em todo estado

Autora dos livros da série acessível e presidente do Instituto Incluir, a psicóloga e doutoranda em Educação Carina Alves festejou o relevante resultado alcançado pela campanha, e também destacou a mobilização plural que conseguiu.

“Precisamos estar todos unidos em momentos de dificuldade, como o que vivemos desde o início da pandemia. Esta unidade e um só propósito tornaram possível materializar o lema da campanha: Um livro na mão de uma criança e o alimento no prato da família”.

Afirmou Carina.

Patrocinadora do Literatura Acessível, a NTS, transportadora de gás natural por estados brasileiros, fez uma doação direta à campanha.

Desde o início da pandemia de Covid-19, a NTS se mantém atenta à necessidade de participar desta rede de solidariedade, que ajuda a minimizar os impactos do novo coronavírus, sobretudo nas camadas mais vulneráveis da nossa sociedade. Temos orgulho de apoiar esta campanha que, além de incentivar a leitura e a solidariedade, se une a outras iniciativas da NTS, as quais já resultaram em R$ 12 milhões destinados a doações e ações de enfrentamento à pandemia nos municípios que integram a área de atuação de nossa empresa”.

destaca Carla Diniz, Diretora de Gente e Gestão da NTS.