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Cultura Presente nas Redes movimenta as plataformas digitais


Há pouco mais de um mês, as produções do Cultura Presente nas Redes estão invadindo as plataformas digitais em todo o estado do Rio. No total, até o dia 20 de setembro, serão 1,5 mil projetos, que foram beneficiados pelo edital emergencial criado para auxiliar o setor cultural durante o período de pandemia da Covid-19. Apenas no instagram, a hashtag #culturapresentenasredes tem mais de cinco mil citações.

– É muito gratificante ver que o objetivo com o edital foi alcançado: os profissionais da cultura trabalhando mesmo durante a pandemia da Covid-19. O setor é muito importante para a economia do estado e, por isso, não podia parar. O edital ajudou a fomentar cultura em todas as regiões do estado, levando uma opção aos fazedores de cultura – disse Danielle Barros, secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio.

O Cultura Presente nas Redes recebeu 6.149 inscrições de todas as regiões do estado. Cada produção recebeu R$ 2,5 mil, um investimento total de R$ 3,750 milhões. A ação só foi possível após a regulamentação do uso dos recursos do Fundo Estadual de Cultura, que estava sem ser usado há mais de 20 anos. Há projetos nas áreas de música, literatura, artes visuais, audiovisual, dança, teatro, circo, moda, museus, cultura alimentar e expressões culturais populares.

Um dos vencedores do edital foi o músico Mauro Teixeira, morador de Cambuci, no Noroeste Fluminense. Com o isolamento social, ele viu a agenda de shows parar e, por isso, o Cultura Presente nas Redes foi uma alternativa para manter a produção artística.

– Além da premiação, o edital também tem uma visibilidade muito grande, pois está sendo muito comentado nas redes sociais. Em um momento difícil para o setor, contar com essa alternativa é importantíssimo para a carreira do artista – avalia Mauro, que prepara a sua live para setembro.