Cultura investe 6 milhões em Vassouras

Governo anuncia projeto de revitalização do Centro Histórico de Vassouras e assina protocolo de intenção para diversas obras de infraestrutura na cidade

Entrega simbólica do repasse de recursos oriundos da concessão dos serviços da CEDAE também foi entregue ao município

O Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro fará diversas obras em diferentes pontos do Centro Histórico de Vassouras, que vão desde a intervenção urbana da região tombada pelo Ipham até o restauro da Antiga Oficina e dos sete chafarizes do local. O investimento total será de R$ 5,7 milhões e o protocolo de intenções das ações foi assinado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, nesta sexta-feira (29).

Em parceria com a Light, através da Lei de Incentivo à Cultura, a Sececrj vai patrocinar o projeto Vale do Café – Conexões e Desenvolvimento, que consiste na modificação da estrutura elétrica e a realização de seminários culturais e de preservação do patrimônio em toda região do Vale.

O investimento total do projeto é de R$ 2.999.500,00 para modificação de parte da estrutura técnica necessária para a conversão da rede aérea de energia elétrica e telecomunicações em rede subterrânea. O propósito é preservar o patrimônio e impulsionar tecnologicamente os empreendimentos culturais implementados na praça.

Além da parte estrutural, está prevista a realização de três seminários, realizados em municípios distintos, convidando toda a população em geral, agentes culturais, gestores, agentes públicos e formadores de opinião para contribuir no processo de conexão dos mais diversos municípios do Vale do Café, com foco nos desafios de preservar o patrimônio histórico do Vale do Café.

• Vassouras é uma cidade com riqueza histórica e muito potencial turístico. O governo do estado tem feito este papel de fortalecimento dos municípios do interior, valorizando suas vocações. A cultura tem financiado ações que vão desde editais para fortalecimento da cadeia produtiva do setor até obras de restauro, valorizando o que temos de mais precioso, que é a nossa história – reforça Danielle Barros, Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

Já através do programa Governo Presente, a Sececrj, junto com a Secretaria de Cidades, fará a realização de outras duas intervenções no Centro Histórico de Vassouras. A primeira delas é o restauro da Antiga Oficina na Praça Cristóvão Correa e Casto, com valor superior a R$ 2 milhões. Já o projeto de restauro dos sete chafarizes do Centro Histórico terá custo de R$ 739 mil.

INVESTIMENTO DO ESTADO

Ainda Na cidade, equipes do Governo também entregaeam certificado simbólico dos repasses de recursos oriundos da concessão dos serviços de saneamento. O valor total é de R$ 9.260.142,54, sendo a primeira parcela de R$ 6.019.092,65. O Bloco 3, do qual Vassouras faz parte, envolve 19 municípios fluminenses, incluindo 22 bairros da cidade do Rio e deve receber investimento de R$ 4,7 bilhões ao longo de 35 anos de contrato.

Também foram assinados Termos de Cooperação Técnica para intervenções no município, como a realização de obra do Muro de Contenção na rua de acesso ao cemitério municipal. Haverá ainda a construção de uma nova área administrativa, além de extensão do depósito. Já a reforma da capela mortuária terá serviço de pintura e troca de piso. A previsão de investimento é de R$ 1,6 milhão. E a realização de obra de Macrodrenagem nas Ruas De Hélio de Almeida Pinto, Horácio de Carvalho, Dr. Fernandes e Av Marechal Paulo Torres, com o valor global das obras estimado em R$ 19 milhões.

Corredor Gastronômico

Também foi assinado Termo de Cooperação Técnica para a realização de obra da construção do Boulevard Gastronômico do município. No espaço serão construídas escadas e rampas de acesso; espaço coberto com mesas coletivas para alimentação; seis quiosques de pequeno porte; quatro lojas; sanitários feminino, masculino, PNE e fraldário; instalação de mesas e bancos; sinalização de orientação para pedestres; e execução de projeto paisagístico e de iluminação. A previsão de investimento é de R$ 1,5 milhão.