Cultura do Estado vai promover evento em comemoração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans e Travesti

Programação contará com mesa de debate e diversas ativações culturais

Para celebrar o Dia Nacional da Visibilidade Trans e Travesti, comemorado no dia 29/01, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), através da Assessoria de Cultura e Sociedade, vai promover um evento especial na próxima terça-feira (31/01). A Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, estará de portas abertas para receber o público, das 13h às 18h, para conferir uma programação que contará com exibição de filme, mesa de debate, conto de poesias, desfile de moda e ativações culturais.

“Através de uma gestão que prioriza a democratização dos bens culturais e humanos e toda a sua diversidade, estamos implementando um processo de permanente diálogo com a sociedade civil, com o objetivo de estabelecer políticas públicas que possam contribuir na construção de uma sociedade mais justa, plural e democrática, onde toda diversidade seja visibilizada e principalmente respeitada”, ressalta a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

A programação começa com Coffee Break e, em seguida, tem início a exibição do filme “Limiar”, uma parceria do Cine Rosa Choque com o CineClube Zezé Motta. O documentário autobiográfico realizado por Coraci Ruiz mostra uma mãe que acompanha a transição de gênero de seu filho adolescente.

Evento acontece na Arena Jovelina

Ao final da exibição, será promovida uma mesa de debate contendo pessoas relevantes e militantes pela causa para discutir a pauta trans e travesti, como Denise Taynáh, Secretária Executiva do Conselho Estadual de Direitos da População CELGBT-RJ, e Júlio Moreira, diretor sociocultural do Grupo Arco-Íris e Coordenador Municipal da Aliança Nacional LGBTI+ no Rio.

O evento ainda contará com poesia ao pé do ouvido, relativa à temática central, promovida pela Superintendência de Leitura e Conhecimento, que também fará a distribuição de livros para todos os participantes. Fechando a programação especial, o estilista Almir França, coordenador do projeto Eco Moda, vai realizar um desfile destacando peças recicladas e sustentáveis.

De acordo com Bianca Silva, assessora de Cultura e Sociedade da Sececrj, o intuito da agenda é refletir e reafirmar a garantia dos direitos das pessoas trans e travestis, trazendo para um plano de valorização e empoderamento junto com os segmentos de todas as artes.

“Vamos celebrar o orgulho e a resistência da comunidade trans e travesti e fazer deste evento um momento de reflexão e afirmação para construção de políticas públicas que permitam dar visibilidade às pautas deste segmento”, afirma.

Bianca Silva, assessora de Cultura e Sociedade

A organização do evento pede a colaboração dos participantes com doação de material de higiene pessoal ou de limpeza. O montante recolhido será destinado à Casa Dulce Seixas, uma instituição acolhedora, situada na Baixada Fluminense, para maiores de 18 anos que estão em situação de vulnerabilidade social, fazem parte do público LGBTQIAPN+ e que estão sem abrigamento.

Dia da Visibilidade Trans e Travesti – Programação

• 13h: Chegada dos participantes e Coffee Break
  • 13h30: Cine Rosa Choque, em parceria com o Cineclube Zezé Motta, exibem o filme “Limiar”
  • 14h50: Mesa de debate sobre o filme