fbpx

Cultura do Estado promove série de ações na semana da mulher

Programação terá exibição de filmes, sarau poético e visitas turísticas


A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro montou uma programação especial para comemorar o Dia Internacional da Mulher nesta quarta-feira (8/03). Em parceria com o Instituto Lutando pela Vida, a Superintendência de Leitura e Conhecimento promove, no auditório da Biblioteca Parque – Centro, uma tarde com ações culturais que reúne roda de conversa, exibição de filme e sarau poético. O evento começa às 14h e é aberto ao público.

“A cultura tem na sua pauta a representatividade feminina, a força, a determinação, a luta por igualdade e respeito em sua vocação. Todo nosso trabalho de democratização e fortalecimento da arte só é possível porque na Secretaria tenho a honra de dividir, diariamente, o trabalho com tantas mulheres fortes e que inspiram, exercendo posição de comando e liderança. Temos que seguir incentivando o protagonismo feminino dentro da cultura fluminense”, ressalta a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

O evento será feito por mulheres e terá início com uma leitura dramatizada de trechos do livro “Mirela e o Dia Internacional da Mulher”, de Ana Prestes, às 14h, com performances de Arlene Costa, Ana Dutra e Ticiane Cadilhe. Em seguida, às 14h30, acontece uma roda de conversa com mulheres do Instituto Lutando pela Vida e participação da poetisa Polly Milaje. A programação ainda vai contar com exibição do curta “Desconstruindo Maria”, patrocinado pela Sececrj através da Lei Aldir Blanc, às 15h30. A agenda encerra com sarau poético e musical às 16h30.

Visita ao Planetário quinta-feira

Em uma ação conjunta entre a Assessoria de Cultura e Sociedade, Superintendência de Audiovisual e Escola da Cultura, uma tarde especial vai comemorar os avanços da mulher na sociedade com o evento “A Mulher na Ciência”, no dia 9 de março, no Planetário da Gávea, a partir das 14h. Um grupo de 75 estudantes da rede pública de ensino de Magé (45) e de Teresópolis (30), todas mulheres, será levado ao passeio turístico através do Passaporte Cultural.

O evento iniciará com uma visita guiada ao Planetário do Rio, às 14h30, seguido pela exibição do filme “Estrelas Além do Tempo”, organizado pelo CineClube Zezé Motta. Para encerrar, será realizado um cine debate com mulheres cientistas, às 17h10, em uma mesa para tirar dúvidas de todos os presentes.

Sinopse dos filmes

Desconstruindo Maria
Para entender o presente é importante conhecer o passado. Partindo dessa ideia, o curta-metragem “Desconstruindo Maria” cria um paralelo entre mudanças históricas importantes sobre o papel desempenhado pela mulher e cenas que são resultado dos resquícios do machismo estrutural.

Estrelas Além do Tempo
No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação. No malabarismo de equilibrar a vida familiar, as humilhações cotidianas e a certeza de que o que faziam tinha sentido, elas transcenderam limites pessoais e sociais. Além da bela fotografia e roteiro emocionante, Estrelas além do tempo é uma lição sobre acreditar no próprio talento e no valor do trabalho em equipe.