fbpx

Cultura do Estado participa de abertura da 15ª edição da Rio Artes Manuais

Governo estará presente com estande voltado ao artesanato cultural durante os cinco dias de evento


Começou nesta quarta-feira (15/3) a 15ª edição da maior feira de artesanato da América Latina: a Rio Artes Manuais, na Cidade Nova – RJ. E, mais uma vez, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) marca presença através do estande RJ de Talentos. O espaço mais democrático do evento abriu as portas para expositores de todas as regiões do estado e oferece, ainda, oficinas gratuitas e apresentações musicais até o sábado (18/3).

“O artesanato cultural é uma importante ferramenta de fomento à economia criativa no estado. Ele carrega a tradição e a expressão cultural e social do Rio de Janeiro. Nossa intenção, ao abrir o nosso estande para a participação da população, é exatamente dividir este espaço com os artesãos fluminenses e garantir a promoção da sua arte”, destaca a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, durante a abertura do evento.

Secretária Danielle Barros durante abertura do evento / Foto: Leonardo Ferraz

Ao todo, mais de 20 cidades estão sendo representadas no estande RJ de Talentos, desde a Costa Verde até a outra ponta, no Noroeste Fluminense. E para prestigiar essa pluralidade cultural, a presidenta da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Maria Marighella, se reuniu com secretários municipais e representantes da cultura de diversos municípios fluminenses para falar sobre esse momento.

“É uma alegria estar aqui assistindo a força que é essa feira, que tem o tamanho do que representa o artesanato e as atividades culturais para o Brasil. É uma atividade realizada majoritariamente por mulheres, que conecta diversos territórios em um espaço de extrema força. Entender o artesanato também enquanto cultura nos dá a dimensão do que podemos realizar como política pública e nos abre possibilidades para imaginar novos caminhos”, ressalta Maria Marighella.

Danielle Barros, Maria Marighella e Roberto Santos / Foto: Leonardo Ferraz

O estande RJ de Talentos espera atender mais de 500 pessoas ao longo dos cinco dias de programação. O Passaporte Cultural está organizando caravanas e trazendo público de mais de 40 cidades do interior, garantindo transporte e acesso gratuito ao evento. De acordo com Roberto Santos, diretor de marketing da empresa Caçula, realizadora do evento, a Sececrj está oferecendo uma experiência completa neste ano.

“Foi muito interessante essa proposta de não só realizar a exposição do artesanato cultural fluminense, como aconteceu no ano passado, mas também trazer o grande público para participar de oficinas gratuitas e se capacitar. Proporcionar melhoria profissional e mais conhecimento ao nosso público é um dos escopos do evento”, conta Roberto Santos.

Sobre o estande

O espaço tem obras em elementos de diferentes produções artesanais, como modelagem em argila, barro, cerâmica, modelagem em biscuit, reaproveitamento de materiais, costura criativa, entalhe em madeira, trabalhos em cestaria, bordado livre e criativo, pintura manual, crochê, pintura em madeira, colagem e macramê. A seleção dos artesãos foi realizada através de convocatória aberta.

Representantes do Noroeste Fluminense, Juliana Gomes, 49 anos, e sua filha Julia Gomes, 18, de Miracema, foram selecionadas para atuar como expositoras no estande. Elas contam sobre como é importante levar as peças da “Crochê à Mercê” para um palco tão grande como a Rio Artes Manuais.

“Eu aprendi a fazer crochê quando tinha 11 anos, mas só comecei a levar a sério, como uma fonte de renda, quando veio a pandemia. Minha filha tentou aprender, mas não conseguiu. Então ela me ajuda com a divulgação, já que ela entende melhor de redes sociais”, brinca Juliana, que completa: “Estar aqui é uma possibilidade de abrir novas portas. Quem quiser conhecer mais sobre o nosso trabalho, é só nos seguir”, completa Juliana, que comercializa peças de roupas e acessórios em crochê através do perfil de instagram @crocheamerce_.

Juliana e Julia Gomes foram selecionadas para compor o estande RJ de Talentos / Foto: Leonardo Ferraz

O estande ainda oferece, de quarta a sábado, oficinas gratuitas às 11h e 15h, sobre práticas em macramé, biscuit, pintura em MDF e tecido. Às 17, a programação do dia se encerra com apresentação musical.

Rio Artes Manuais – Sobre o evento

A 15ª edição da Rio Artes Manuais acontece entre os dias 15 e 19 de março, no Centro de Convenções Expomag, na Cidade Nova – RJ. Com o tema “Faço Arte, Faço Parte”, escolhido por meio de votação popular via internet, o evento é direcionado para as questões de integração, acessibilidade e pertencimento, nunca deixando o aspecto do empreendedorismo e expressão cultural de lado.

A proposta é aproximar a população da cultura artesanal de raiz, mostrando o significado e a importância da comercialização desse segmento no estado.

A Expomag fica localizada na Avenida Paulo de Frontin, n° 1, Cidade Nova. Ingressos e outras informações podem ser obtidas no site https://rioartesmanuais.com.br/.