Cultura do Estado no Rio Gastronomia 2023

Evento é patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura e contará com grande variedade de restaurantes renomados e atrações musicais

O maior evento de gastronomia do Brasil está de volta, com uma programação recheada de boa comida e grandes atrações musicais. O Rio Gastronomia chega a 13ª edição e traz ao público fluminense alguns dos restaurantes e chefs mais renomados do país. O evento, que tem início nesta quinta-feira (10/08), acontece nos finais de semana de 10 a 13 e 17 a 20 de agosto, no Jockey Club.

O Rio Gastronomia conta com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva do setor gastronômico e estimular o turismo interno.

Para abrir o evento, o Palácio Laranjeiras foi palco de uma junção gastronômica promovida pela Sececrj e a prefeitura de Cascais. No encontro, o chef Vitor Sobral, de Portugal, que fará uma participação no Rio Gastronomia, ofereceu pratos típicos da culinária portuguesa, feitos em parceria com o chef carioca Elia Schramm, que tem uma estrela Michellin, e é responsável pelo restaurante Babbo Osteria. O encontro ainda contou com apresentação da cantora portuguesa de fado Cuca Roseta, um dos maiores nomes do estilo musical, para convidados.

“A gastronomia e a cultura unem Brasil e Portugal. E esta parceria é fruto da nossa história, mas também de um termo de cooperação técnica entre o Estado do Rio e Cascais, que vem promovendo um intercâmbio cultural e fortalecimento da arte, do artesanato e da geração de oportunidades através da cultura nos dois países”, reforçou a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

Danielle Barros, chefs Vitor Sobral e Elia Schramm e demais autoridades durante evento no Palácio Laranjeiras / Foto: Leonardo Ferraz

Rio Gastronomia 2023 com cardápio variado

Além de estabelecimentos reconhecidos, o evento traz atrações musicais como Diogo Nogueira, Monobloco e Samuel Rosa, tudo em um lugar especial, com vista privilegiada para o maior cartão-postal do Brasil: o Cristo Redentor.

O cardápio traz pratos exclusivos com valores acessíveis de restaurantes e estabelecimentos icônicos. Serão mais de 120 opções gastronômicas de diversas nacionalidades e estilos, com os preços variando de R$12 a R$69. Já os ‘Pratos RG’, elaborados exclusivamente para o Rio Gastronomia, têm o valor de R$30.

Entre os estabelecimentos participantes desta edição estão restaurantes já queridos pelo público e reconhecidos pelo Prêmio Rio Show de Gastronomia como Clan BBQ, eleito na categoria melhor carne em 2022; Mitsubá, o melhor japonês em 2022; Kitchen Asian Food, o melhor restaurante ao ar livre em 2022 e o melhor oriental em 2021; Allma, o melhor em opções vegetarianas em 2021; Babbo Osteria, o melhor custo-benefício em 2021 e Gero, o melhor italiano em 2021. Ainda, um pouco de São Paulo se fará presente no festival, com os premiados A Casa do Porco, o 12º melhor restaurante do mundo e o 4º da América Latina, segundo o The World’s 50 Best Restaurants, e o OSSO, que o ocupa o 9º da lista de melhores da América Latina.

Além disso, o espaço recebe uma seleção especial de pequenos produtores, com delícias artesanais como doces, temperos e cachaças. Alguns deles são: Alemão da Serra, Arte em Conservas, Biroots Sabor Artesanal, Biscotteria, Bom Doce, Cachaça Barra Velha, Cachaça Coqueiro, Cachaça Fazenda Soledade, Cachaça Pé na Areia, Cachaça Reserva do Nosco, Cachaça Sete Engenhos, Cachaça Werneck, Café Iranita, Capril DeVille, Capril Rancho Grande, DABABI – Delícias Veganas, Doçuras da Suely, Dr. Cogumelo, Fumel, Maxicana, Mistura Fina, Tellura, Teu Doce e Zuca Salumeria.

Já nos auditórios Sesc | Senac e Santander, as aulas e talks trazem grandes chefs que ensinarão desde como preparar pratos deliciosos até técnicas novas que dão um toque especial na cozinha. As noites do festival também serão animadas e o público poderá curtir muita música boa, com shows de atrações musicais de peso, de gêneros como rock, MPB, pagode, samba e reggae.

Realizado pelo jornal O GLOBO, o Rio Gastronomia 2023 tem apresentação de Sesc RJ e Senac RJ; tem a Cidade do Rio de Janeiro como cidade anfitriã através da Prefeitura do Rio; patrocínio master Santander, Naturgy e Claro; patrocínio de Stella Artois e Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) através de Lei Estadual de Incentivo à Cultura; apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Pepsi, Chandon, Água Pouso Alto, Incrível, Colégio pH, Garrafaria, Président, Prezunic e Adria; participação de Andorinha, Limppano, Musquée, Granado, Drogaria Venancio, Stanley, Arpo Gin, Jim Beam, Star+, Chevrolet, Frescatto e Getnet; Shopping Oficial Rio Sul; Hotel Oficial Fairmont Rio; Rádio Oficial CBN e parceria do SindRio.

Programação Palco Sesc – Shows

10/ago – quinta-feira – Blitz – 20h
11/ago – sexta-feira – Arnaldo Antunes – 20h
12/ago – sábado – Fica comigo – 20h