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Cultura do Estado fecha 2020 com mais cinco projetos patrocinados via Lei de Incentivo


A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (Sececrj) chegou a um investimento superior a R$ 81,5 milhões em 2020. Na terça-feira (29), foram publicados no Diário Oficial mais cinco projetos: Realidade Ampliada, ID:RIO 2021, Meu Primeiro Festival, Espaço Experiência CR Vasco da Gama e Derrapada, totalizando um investimento acima de R$ 5,5 milhões.

  • Alcançamos um número expressivo de projetos aprovados via renúncia fiscal, uma das principais formas de investimento no estado. Valorizamos essa conquista em um período de pandemia, quando esses patrocínios conseguem manter o fomento à cultura em todas as regiões do estado – disse a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, Danielle Barros.

A Sececrj traçou um planejamento para regionalizar o investimento, levando o fomento à cultura para todo o estado. Dos 86 projetos com patrocínio, 58% são da capital e 42% para o interior. Desde agosto de 2020, o processo de apresentação para os benefícios da Lei Estadual de Incentivo à Cultura ganhou um novo formato. Todas as informações sobre as inscrições de projeto para a Lei de Incentivo à Cultura podem ser conferidas aqui (http://cultura.rj.gov.br/secec-novo-sistema-de-inscricoes-de-projetos-incentivados/).

Resumo dos projetos

Realidade Ampliada
Realização de duas Instalações imersivas de arte tecnologia, ImFusion e MyMuseum, com o objetivo de proporcionar acesso ao público de Niterói a duas exposições com grande repercussão nacional, realizadas em locais como CCBB e Museu do Amanhã. A proposta das instalações contempla duas experiências inéditas, que misturam fantasia com realidade, através de múltiplas projeções, oferecendo uma percepção de imersão completa e diferenciada, ambas previstas para serem realizadas no MAC – Museu de Arte Contemporânea, na cidade de Niterói. As experiências serão abertas ao público respeitando protocolos das autoridades sanitárias.

ID:RIO 2021
É uma iniciativa multiplataforma, distribuída em 4 dias de evento e composta por atividades de estímulo direto ao empreendedorismo do Trade da Moda no Estado do Rio de Janeiro, além de ações formativas e culturais. De natureza híbrida, ainda reflexo da pandemia do coronavírus-19, o formato do ID:Rio distribui sua programação tanto de forma online quanto presencial, tomando como epicentro a Praça do Povo, parte integrante do conjunto arquitetônico Caminho Niemeyer, em Niterói, evento gratuito, aberto ao público em geral ,cujo macrotema é “Sustentabilidade”.

Meu Primeiro Festival
O projeto prevê a realização da segunda edição de um festival de música para crianças e famílias, denominado “Meu Primeiro Festival”. O Festival prevê a sua realização no Campo de São Bento, na cidade de Niterói.

Espaço Experiência CR Vasco da Gama
O projeto “Gigante Memória – Espaço Experiência” prevê a implantação de um espaço expositivo multimídia e interativo com diversos ambientes que expõem a História do Vasco da Gama e suas modalidades esportivas, possibilitando o acesso do público a todo o seu acervo cultural disposto atualmente na “Sala de Troféus”, no Estádio de São Januário, somado a um conteúdo desenvolvido especialmente para o projeto. Além do caráter museológico, o espaço provoca o público a várias experiências imersivas e interativas, fazendo-o vivenciar através de projeções, textos, imagens, memorabília, fotos e troféus que contam mais de 100 anos de História do Vasco da Gama. O projeto entrega um novo espaço cultural para São Januário, região de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, local que tem grande relação de afeto e impacto social, educativo, cultural e esportivo.

Derrapada

Finalização do longa metragem sobre a história de Sam, um skatista de 16 anos que descobre que sua namorada está grávida. A complexidade das relações familiares é explorada com delicadeza, sensibilidade e uma dose de cinismo característica do olhar de Hornby sobre as relações.