Cultura do Estado e IBGE celebram convênio e lançam exposição

Casa G20 irá receber programação artística e formação técnica das cidades do Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) assinou, nesta terça-feira (09/04), um termo de cooperação técnica com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para implantação de ações locais nos municípios fluminenses com a temática do G20. O encontro foi realizado na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, espaço transformado na Casa G20 durante o ano e que contará com uma exposição cartográfica.

“A pauta do G20 vem tomando força não apenas no Rio, mas em todo estado. Por isso, ter a parceria do IBGE na métrica dos indicadores das ações propostas pelas cidades, tendo a Casa G20 para ser esta base das cidades e das ações culturais, fortalece o legado que queremos deixar para os territórios”,

destacou a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.
Acordo de cooperação com o IBGE vai fortalecer ações do G20 em todo estado do Rio

O acordo garante a criação de reuniões técnicas periódicas com componentes do IBGE, da Sececrj e dos municípios para criação de indicadores de avaliação de resultados da implementação de ações como diversidade cultural, sustentabilidade, inovação e inclusão social nos territórios. Também serão realizadas oficinas e treinamentos para capacitação regional.

Também foi aberta a exposição ‘Brasil no [Centro do] Mapa’, que traz uma série de curiosidades e informações cartográficas como o primeiro mapa que mostra o litoral brasileiro, na época com o nome de Vera Cruz.

A exposição conta com 15 mapas que contam a história da cartografia desde o século XVI até os dias de hoje. Os itens podem ser visitados até o dia 12 de abril, na Casa G20.

Exposição do IBGE na Casa G20 vai até sábado e a entrada e gratuita

Casa G20 recebe eventos diversos

A assinatura do termo de cooperação aconteceu durante o lançamento da publicação ‘Criando Sinergias entre a Agenda 2030 e o G20 – Caderno Desigualdades’, do IBGE. A publicação traz um primeiro conjunto de indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, que mostram desigualdades de renda, gênero, cor ou raça, grupos de idade, pessoas com deficiência e desigualdades regionais no Brasil, e indicadores selecionados dos ODS para os países do G20.

O evento é uma realização em parceria da Sececrj com a Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade, Instituto Estadual do Ambiente, órgãos do Governo do Estado do Rio de Janeiro, além o G20 Brasil e Rio 2030 promovido pela Autoridade do Desenvolvimento Sustentável do Estado do Rio de Janeiro.

Casa G20 tem recebido eventos na área da cultura e das ações diplomáticas

Sobre a Casa G20

A iniciativa da Casa G20 – idealizada pelo governo do estado na Casa de Cultura Laura Alvim, com o patrocínio da Enel – promoverá principalmente a identidade do Rio de Janeiro no mundo graças à programação artística assinada pelos jornalistas e escritores Rui Castro e Nelson Mota. A realização é da Quitanda Produções e o Instituto BR, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.